Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

São Martinho celebra hoje 54 anos de emancipação

3 de abril de 2018

O município de São Martinho comemora hoje, dia 27, o aniversário de 54 anos de emancipação política e administrativa. Por isso, hoje é feriado municipal naquela que também é conhecida como “Cidade das Flores”.

 

A emancipação ocorreu em um dia como este do ano de 1963, após a realização de plebiscito. A denominação atual se originou do padroeiro São Martinho, um célebre bispo da Igreja Católica que viveu na França.

 

Segundo o levantamento realizado pela Federação de Economia e Estatística do RS (FEE-RS), em 2016, São Martinho conta atualmente com 5.871 habitantes. A economia é sustentada, principalmente, pelos setores da agricultura e serviços.

 

O município integra a região Celeiro do RS e possui área aproximada de 171 Km². São Martinho faz divisa com Campo Novo, São José do Inhacorá, Santo Augusto, Alegria, Boa Vista do Buricá e São Valério do Sul.

 

Os primeiros registros históricos datam de 1920, quando as primeiras famílias luso-brasileiras se instalaram na região e passaram a conviver com os caboclos que estavam no local.

 

O histórico que consta no site da prefeitura conta que aos poucos os caboclos deixaram o território, alguns abandonaram as terras e outros acabaram expulsos. Em meados de 1935, o lugar se tornou conhecido quando foi concluído o "estradão" que liga São Martinho e Boa Vista do Buricá. 

 

Entre 1939 e 1940, grande número de colonos começaram a se instalar no município, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar.

 

*Rádio Alto Uruguai – Com informações da prefeitura de São Martinho

*Foto: Divulgação

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados