SAMU de Três Passos receberá nova ambulância – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

SAMU de Três Passos receberá nova ambulância

Confirmação aconteceu nesta segunda-feira, por parte do Ministério da Saúde, em ato simbólico de entrega de novos veículos

27 de maio de 2019
Ambulâncias devem estar a disposição dos municípios em um prazo de cerca de 60 dias (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

O Ministério da Saúde realizou nesta segunda-feira (27), em Sorocaba (SP), ato simbólico de repasse de novas ambulâncias para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Três Passos é um dos 16 municípios gaúchos contemplados com um novo veículo.

Além de renovar a frota que já está em funcionamento, o Ministério da Saúde anunciou a expansão do atendimento para 66 novos municípios, passando dos atuais 3.606 para 3.672 cidades atendidas pelo SAMU 192, passando a cobrir 84,6% da população brasileira e alcançando 173,8 milhões de pessoas em todo o país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o investimento é de R$ 79,5 milhões.

Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas. Dos 419 veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias para ampliação, expansão e implantação do serviço. A expectativa é que, até o final do ano, sejam entregues novas unidades, quando será possível renovar 100% da frota existente.

Para renovar a frota, estão sendo considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.

As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União.

SAMU 192

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Municípios gaúchos que terão frota renovada:

– Balneário Pinhal
– Barros Cassal
– Cachoeira do Sul
– Cachoeirinha
– Carazinho
– Charqueadas
– Cruz Alta
– Palmeira das Missões
– Rio Grande
– São Borja
– Tavares
– Torres
– Tramandaí
– Três Passos
– Triunfo
– Venâncio Aires

Ampliação, Expansão ou Implantação do SAMU:
– Salto do Jacuí

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados