Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

RS recebe alerta sobre casos na Argentina de variante indiana do coronavírus

Informação coloca Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em alerta para monitorar a possibilidade do ingresso dessa variante em seus territórios

14 de maio de 2021
Detecção da variante B.1.617 foi confirmada pelo Ministério da Saúde da Argentina. (Imagem: Pixabay)

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu nesta quinta-feira (13) um comunicado do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde sobre a confirmação de dois casos na Argentina de casos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus. O informe de risco encaminhado aos três estados da Região Sul que fazem fronteira com a Argentina busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais.

Segundo autoridades argentinas, em dois casos a variante identificada foi a B.1.617, originalmente da Índia. Houve ainda um terceiro caso onde a análise genômica apontou a variante B.1.351 (originalmente da África do Sul). As três são consideradas “variantes de preocupação”, por ser uma categoria mais transmissível.  Os três viajantes vieram da França (os dois com a variante indiana) e Espanha (o com o diagnóstico da variante sul-africana) e entraram no país no dia 24 de abril, quando foram encaminhados para realizar o isolamento em Buenos Aires.

A variante B.1.617 é apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma das possíveis causas do aumento de casos e óbitos na Índia neste ano. Não há comprovação, por enquanto, de que esse nova variante seja mais letal. A preocupação das autoridades sanitárias é com sua maior capacidade de transmissão, o que pode voltar a agravar a situação do sistema hospitalar.

Fonte: Sul21 e Governo do RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados