Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

RS continuará sob bandeira preta pela nona semana consecutiva

O mapa divulgado nesta sexta-feira já é definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração

24 de abril de 2021
Mapa da 51ª rodada do Distanciamento Controlado do RS (Foto: Reprodução)

O governo do Estado anunciou no final da tarde de sexta-feira (23) que o Rio Grande do Sul permanecerá inteiro sob bandeira preta na 51ª rodada do Distanciamento Controlado para o enfrentamento da covid-19, que irá vigorar entre os dias 27 de abril e 3 de maio. Esta é a nona semana consecutiva sem bandeiras de outra cor.

O governo destacou que, no cálculo usado para a definição das bandeiras, foi registrada redução no número de internados por covid-19 em leitos clínicos (-12%) e em UTIs (-10%). Os registros de óbitos também caíram 24% em relação ao indicador da semana anterior.

No entanto, mais uma vez o bandeira preta permanece em razão da salvaguarda que garante que a classificação de risco mais alta será mantida enquanto a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por pacientes de covid-19 não superar 0,35. Nesta rodada, o índice ficou em 0,25.

“É importante que a população entenda que o risco ainda é alto, especialmente em função do quadro de ocupação hospitalar. Os leitos de UTI SUS estão com 82% de ocupação e os leitos privados, mais de 95%. Ainda é um indicador alto e, por isso, as pessoas precisam ajudar cumprindo protocolos, denunciando casos de aglomerações e descumprimento de regras pelo disque-denúncia. Por isso mantivemos a trava de segurança com o RS em bandeira preta, para que entendam que embora a situação esteja melhorando, não está confortável”, disse Leite em transmissão ao vivo pela internet.

O mapa divulgado nesta sexta-feira já é definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário.

Apesar do tom grave, mais cedo, o governador anunciou a publicação de decreto que permite a cogestão também para a educação e, consequentemente, a retomada das aulas presenciais nos anos iniciais a partir da próxima semana.

Fonte: Sul 21 e Governo do RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados