Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Relatório aponta 17 focos de gafanhotos em seis municípios do Noroeste

Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapetta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso registraram focos do inseto. Danos não são considerados expressivos até o momento

4 de dezembro de 2020
Gafanhoto da Família Romaleidae. (Foto: André Ebone/Seapdr)

Seis municípios da região Noroeste registraram focos de gafanhotos. De acordo com o relatório de monitoramento divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria Estadual da Agricultura, foram atingidos Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapetta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso. O levantamento foi realizado por três equipes no período de 30 de novembro a 2 de dezembro.

O balanço parcial indica 17 focos. Dos 25 pontos monitorados, em sete não houve incidência. Do total de 4.740 hectares vistoriados, o maior percentual é de mata nativa (58,26%), com áreas de lavouras de soja, milho e resteva de culturas de inverno respondendo por 41,74%. Considerando o total da área, a incidência média foi de 58,26% e a intensidade de desfolha, de 0,34%. Os danos causados em lavouras não são considerados expressivos até o momento.

Os pontos de maior ocorrência foram os que ficam mais próximos de mata nativa, onde também há maior concentração de gafanhotos. Nesses locais, as perdas foliares somaram 10%, já no interior das plantações cai para menos de 5%. De origem endêmica, os gafanhotos podem ter tido o desenvolvimento favorecido pelas condições de tempo quente e seco.

Como há previsão de influência do fenômeno La Niña, que tem como efeitos estiagem e altas temperaturas, a secretaria não descarta a possibilidade de agravamento da infestação. Outros surtos nesta e em outras regiões também poderão aparecer. É por isso que o monitoramento segue. Havendo necessidade, medidas de controle poderão ser adotadas.

Veja o relatório completo em LEVANTAMENTO INFESTAÇÃO DE GAFANHOTOS

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações de Gaúcha ZH e Seapdr

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados