Base do SAMU irá atender além de Três Passos, os municípios de Bom Progresso, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova e Tiradentes do Sul.
Um importante serviço para a comunidade três-passense e de outros cinco municípios da microrregião, voltará a ser operado nesta sexta-feira (11). Trata-se do SAMU-Salvar (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através do fone 192. O SAMU terá como base o Hospital de Caridade de Três Passos.
Hoje à tarde, às 14 horas, será realizado o ato oficial de concessão de uso de duas ambulâncias: uma Fiat Ducato (ano 2013) e uma Mercedes Benz Sprinter (ano 2018), para a Associação Hospital de Caridade, que serão usadas para reativação do programa. O prazo de cedência das ambulâncias, mediante contrapartida da casa de saúde, é de dez anos.
Ao hospital caberá a execução total do programa Samu/Salvar, manutenção da sede física junto a sua estrutura e a contratação dos profissionais. Aos municípios caberá o repasse de valores, conforme rateio per capita.
O Hospital de Caridade de Três Passos, em recente reunião da Comissão Intergestora Regional, decidiu pela atuação do SAMU para atender além de Três Passos, os municípios de Bom Progresso, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova e Tiradentes do Sul.
No dia 8, o prefeito José Carlos Amaral, esteve na Coordenação Estadual de Urgência e Emergência (CEUE), em Porto Alegre, tratando dos últimos detalhes e andamentos administrativos para o retorno das operações do SAMU em Três Passos.
Ontem, a equipe de colaboradores do SAMU recebeu os seus uniformes, no Hospital de Caridade. A partir das 19 horas de hoje, está previsto o reinício do serviço SAMU/Salvar. A equipe lembra que os chamados no 192, cairão direto na Central de Regulação do SAMU Estadual de Porto Alegre.