Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Região do Médio Uruguai tem 16 municípios em situação de emergência pela estiagem

Chuvas leves não alteram quadro de desabastecimento na região

10 de novembro de 2020
Moradores do interior de Frederico Westphalen são abastecidos com carros-pipa (Foto: Divulgação/CP)

As chuvas esparsas registradas nesta segunda-feira (9) na microrregião do Médio Uruguai, que abrange 42 municípios, em nada alteram o quadro de escassez de água enfrentada por moradores de distritos e vilas no interior dos municípios. Caixas de água de uso comunitários são abastecidas por carros pipa das prefeituras.

O coordenador da Regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen, major Alexandre Moreira Pereira, informou que até agora 16 municípios decretaram situação de emergência, diante dos problemas de abastecimento e, também, em decorrência das perdas elevadas registradas no setor agrícola.

Os municípios que decretaram situação de emergência são: Frederico Westphalen, Tenente Portela, Palmitinho, Alpestre, Caiçara, Iraí, Boa Vista das Missões, Planalto, Nonoai, Novo Tiradentes, Seberi, Pinhal, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Cerro Grande e Caiçara.

Conforme o major Alexandre, a falta de água para consumo humano é muito preocupante e as prefeituras utilizam carros-pipa para transportar água até localidades do interior, já que muitas fontes naturais secaram e até poços artesianos reduziram sua vazão.

Na região foram registrados, em média, 90 milímetros em setembro, 41 milímetros em outubro e 10 nos primeiros dias deste mês. As precipitações são insuficientes para recuperar os lenções freáticos. O nível da água de rios e fontes é considerado crítico.

As perdas na agricultura e demais setores da atividade primária devem impactar na arrecadação de impostos pelos municípios. A Associação dos Municípios da Zona da produção (Amzop) informa que a estiagem, além dos problemas de falta de água e perdas nas lavouras, determinará uma redução na renda dos produtores e redução de retornos de impostos para os municípios no próximo ano.

Fonte: Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados