Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Região de Ijuí é mantida em vermelho no mapa definitivo do Distanciamento Controlado

Além de Ijuí, regiões de Santo Ângelo e Cruz Alta também são mantidas em vermelho. Regionais de Palmeira das Missões e Santa Rosa foram confirmadas em laranja

9 de novembro de 2020
Mapa definitivo da 27ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. (Imagem: Divulgação)

A região de Ijuí permanecerá em bandeira vermelha nesta semana. O Gabinete de Crise indeferiu nesta segunda-feira (9) os dois pedidos de reconsideração enviados ao mapa preliminar da 27ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Sendo assim, o Rio Grande do Sul fica com três regiões em bandeira vermelha, 16 em laranja e duas em amarela. As regiões em bandeira vermelha são Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. As regionais de Palmeira das Missões e Santa Rosa foram confirmadas em laranja.

A região de Cruz Alta não contestou a classificação preliminar em risco epidemiológico alto. As regiões de Ijuí e Santo Ângelo entraram com pedidos de reconsideração que foram indeferidos depois da análise do Gabinete de Crise.

As regiões de Ijuí e Palmeira das Missões, assim como a maioria, aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. A adoção de protocolos alternativos, porém, não altera as cores do mapa definitivo. As bandeiras da 27ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira (16).

Da região Celeiro, nove municípios pertencem à regional de Ijuí. Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério do Sul e Inhacorá se beneficiam da regra 0-0 e podem seguir os protocolos da bandeira laranja. Isso se deve ao fato de não terem registrado hospitalizações ou óbitos nos 14 dias que antecederam o levantamento. Por outro lado, Campo Novo, Santo Augusto e Chiapetta não se encaixam nas condições e devem seguir os protocolos da cogestão.

Piora nos indicadores fez com que reconsideração fosse indeferida

Os recursos foram indeferidos devido à significativa piora em diversos indicadores da macrorregião Missioneira, mas igualmente nos números locais das regiões de Ijuí e Santo Ângelo. Ainda que a ocupação de leitos esteja relativamente baixa, se percebe um número crescente e mais elevado em relação a semanas anteriores, de acordo com o Comitê de Dados.

A região Covid de Santo Ângelo, na quinta-feira (5), tinha apenas dois leitos livres de UTI, ante oito na semana anterior, e viu aumentar de 12 para 17, de uma quinta-feira para outra, o total de pacientes com Covid-19 necessitando de tratamento intensivo. O número de internações em leitos clínicos de pacientes Covid-19 também aumentou.

Na região de Ijuí, os casos de internação em leitos clínicos aumentaram ao longo da semana – de 24 para 33. Houve, ainda, seis óbitos nos últimos sete dias.

Atividades presenciais nas escolas

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e de Santo Ângelo estão impedidas de manter as atividades presenciais nas escolas, uma vez que foram classificadas como bandeira vermelha. As outras 18 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as aulas presenciais.

Eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados