Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Região Celeiro tem 19 municípios que decretaram emergência pela estiagem

Levantamento fornecido pela Amuceleiro indica que, nas próximas semanas, todos os municípios filiados devem emitir decretos. Até o momento, 11 já tiveram o reconhecimento por parte da União.

18 de maio de 2020
Bebedouros de animais e alguns açudes secaram em Campo Novo. (Foto: Divulgação/Emater)

A Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) forneceu na última sexta-feira (15) à Rádio Alto Uruguai um levantamento dos municípios que decretaram emergência devido à estiagem na região. Dos 21 associados, apenas dois ainda não emitiram os decretos. Onze municípios tiveram a situação de emergência homologada pelo Estado e reconhecida pela União, são eles: Barra do Guarita, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Crissiumal, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha.

Bom Progresso e Redentora tiveram a situação homologada pelo estado e seguem aguardando o reconhecimento pela União. Já os municípios de Coronel Bicaco, Derrubadas, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Três Passos ainda aguardam tanto a homologação do estado quanto o reconhecimento pela União. Apenas os municípios de Esperança do Sul e de Sede Nova ainda não emitiram os decretos, mas indicaram que o farão nas próximas semanas. O levantamento da Amuceleiro foi realizado com base em informações encaminhadas pelos municípios e Defesa Civil do Estado até a última quarta-feira (13).

A estiagem enfrentada pelo Rio Grande do Sul neste ano superou, em abrangência, a de 2012. Relatório da Defesa Civil aponta que 386 municípios gaúchos decretaram situação de emergência até a última sexta-feira (15). Destes, 306 tiveram os documentos homologados pelo governo do Estado e 268 obtiveram reconhecimento pela União. Oito anos atrás, 381 prefeituras gaúchas editaram documento por causa dos problemas ocasionados pelo tempo seco.

Apesar de o número de municípios atingidos superar a marca de 2012, a atual estiagem ainda fica atrás da vivenciada em 2005. Naquela ocasião, o Rio Grande do Sul registrou 294 decretos de emergência por estiagem e outros 154 por seca, totalizando 448 cidades afetadas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações de Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados