Região Celeiro representada em encontro que lançou a Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Argentina-Brasil – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Região Celeiro representada em encontro que lançou a Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Argentina-Brasil

Municípios de Tiradentes do Sul e Humaitá participaram do evento

23 de maio de 2019
Lideranças brasileiras e argentinas, durante o encontro promovido em Foz do Iguaçu (PR) (Foto: Prefeitura de Tiradentes do Sul)

“O objetivo da câmara de fronteira é fortalecer os vínculos associativos, ampliar as relações comerciais, apoiar o serviço logístico para o comércio, além de identificar oportunidades de negócios para o desenvolvimento econômico da região e a promoção turística entre o Brasil e a Argentina, com foco nas cidades da fronteira entre os dois países”.

Com esses objetivos em pauta, foi apresentada, em reunião realizada no Alfacoworking Office, na segunda-feira (20), a proposta de criação da Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Brasil-Argentina, a partir de uma iniciativa do embaixador argentino no Brasil e o consulado argentino em Foz do Iguaçu (PR).

Tal iniciativa foi apresentada no encontro, reunindo autoridades civis e militares de fronteira dos dois países. Destaque para as presenças do cônsul argentino em Foz do Iguaçu (PR), ministro D. Roberto Ramón Lafforgue; do Ministério da Industria de Misiones, Leonardo Acosta; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Mahmoud Ismail; do diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo, Industria, Comércio e Projetos Estratégicos, Jihad Abu Ali; do auxiliar consular da Argentina em Uruguaiana, Walter Omar Espindola; entres outros. Também esteve no encontro o deputado nacional, Oscar Alberto Macias, atual presidente da Comissão Argentina de Pequenas e Médias Empresas.

Da região Celeiro estiveram presentes o prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Sandri, e o vice-prefeito de Humaitá, Delcio Seibel. Também estiveram representados os municípios de Dos de Mayo e El Soberbio, da Argentina, com uma comitiva liderada pelo diretor de Turismo, Victor Motta.

Durante o ato foi apresentado um relato das vantagens que a câmara pode oportunizar para as regiões, principalmente os que integram a fronteira entre a Argentina e o Brasil. O comércio fronteiriço, a economia, o turismo, a burocracia, os incentivos para instalação de indústrias brasileiras na Argentina e vice-versa, são temas a serem debatidos.

O prefeito Alceu Diel se pronunciou favorável à constituição da Câmara Empresarial, lembrou do trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração municipal no sentido de promover a integração ente os dois países. Representando também a Amuceleiro e a Rota Yucumã, a comitiva aproveitou a oportunidade para cobrar das autoridades, principalmente no que diz respeito ao alfandegamento e a abertura aos domingos do passo fronteiriço, entre El Soberbio e Porto Soberbo. Enalteceram a importância para a região destas reivindicações, pois deverá dar novo incremento ao turismo, principalmente nas visitações ao Salto Yucumã e Moconá.

Já o consulado argentino se manifestou favorável à abertura do porto aos Domingos, e que estarão acompanhando o pleito junto aos órgãos competentes, em Buenos Aires.

Ao final do encontro, foi definido que deverá ser convocada uma assembleia geral constitutiva da Câmara, com apresentação da minuta do estatuto social da entidade.

Aproveitando a oportunidade, os representantes dos municípios de Tiradentes do Sul e Humaitá solicitaram junto à Delegacia da Receita Federal, a doação de equipamentos e veículos apreendidos pelo órgão.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Prefeitura de Tiradentes do Sul)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados