Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Redobrar o cuidado com o corpo e a pele neste período de verão. Confira as dicas!

Confira a entrevista especial concedida pela biomédica, Caetana Ledur, com dicas importantes para nos cuidarmos em dias tão quentes

12 de janeiro de 2022
Caetana Ledur, biomédica (Foto: Rádio Alto Uruguai)

A Rádio Alto Uruguai realizou uma entrevista especial na manhã desta quarta-feira (12), com a biomédica Caetana Ledur, para repassar informações importantes sobre os cuidados que devemos ter com nossa pele e nosso corpo, durante a temporada de verão, que tem sido de intenso calor e pouca umidade. Esta semana, de acordo com prognósticos meteorológicos, podemos ter picos de temperaturas no Rio Grande do Sul, com máximas que tendem a ultrapassar os 40ºC, especialmente nesta quinta-feira, dia 13.

A doutora Caetana Ledur é biomédica, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Fisiologia pela UFRGS, Pós-graduada em Biomedicina Estética pelo Núcleo de Estudos em Estética Ana Carolina Puga (NEPUGA) e membro da Sociedade Brasileira de Biomedicina. Também é especializada em tratamentos estéticos para disfunções faciais e corporais.

Confira alguns tópicos principais da entrevista:

“No verão as pessoas acabam se expondo ainda mais ao sol, mesmo que os cuidados gerais devam ser observados durante o ano inteiro. A incidência de sol no verão provoca ainda mais danos à pele das pessoas”.

Segundo Caetana, neste período aumenta o número de pacientes que procuram seu consultório, relatando o aparecimento de manchas provocadas pela exposição ao sol, os melasmas. Alergias e pele desidratada também são fatores recorrentes neste período.

O aparecimento de manchas não apenas é causado quando as pessoas se expõe diretamente ao sol, mas também quando acabam tendo de suportar ambientes abafados e quentes, por uma série de motivações, especialmente pelo trabalho profissional, como é o caso de cozinheiros, trabalhadores da construção civil, operários, entre outros.

O uso de protetor solar é essencial. E não somente o uso, mas também a reaplicação dele ao longo do dia. “Nessa época, quando suamos muito, perdemos o protetor. Por isso é fundamental a reaplicação ao longo do dia”.

O uso de adereços que protejam a pele, especialmente o rosto, como chapéus e viseiras, também são essenciais nestes dias.

As pessoas não devem abusar dos banhos com água quente na temporada de verão, o que pode favorecer o aparecimento de dermatite ceborreica, sendo um fator que favorece a queda de cabelo nesta época.

O banho quente também tira a oleosidade natural da pele, ficando ainda mais suscetível à desidratação.

Após o banho de mar ou de piscina, é importante o banho com água doce, para evitar que o corpo mantenha um excesso de cloro ou sal, o que também colabora com a desidratação corporal.

O uso de creme hidratante após o banho também é muito importante, já que a absorção é maior.

A hidratação interna do corpo, com a ingestão de muita água, também é sempre importante, para uma boa recomposição ao longo de períodos de tanto calor como o que estamos vivenciando.

“O uso excessivo de bebidas alcoólicas e de cafeína também favorecem uma desidratação mais rápida. Por isso a ingestão de água e sucos é muito mais favorável”, destacou Caetana.

A clínica estética da Dra. Caetana Ledur fica localizada no prédio espelhado da Policlínica, localizado quase em frente ao Hospital de Caridade de Três Passos, na Rua Mario Totta. O telefone para contato é o (55) 9-9610-4841.

Ouça a íntegra da entrevista:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados