Projetos incentivam o consumo da carne suína nas escolas e festividades do município de Três Passos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Projetos incentivam o consumo da carne suína nas escolas e festividades do município de Três Passos

Propostas buscam valorizar a suinocultura, principal atividade agropecuária do município que é destaque no ranking estadual de abate de suínos

15 de maio de 2019
Projetos de lei foram entregues ao presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Carina Oliveira)

O prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, apresentou na manhã desta quarta-feira (15), no Gabinete do centro administrativo, dois projetos de lei de incentivo ao consumo da carne suína no município.

O Projeto de Lei nº 032/2019 dispõe sobre a utilização da carne suína nas festividades do município, onde seja ofertada alimentação, como festas, jantares e almoços de comunidades e entidades, em um percentual mínimo de 30%. Já o Projeto de Lei n° 033/2019 trata da utilização da carne suína na merenda escolar nas unidades do sistema educacional do Município, também em um percentual mínimo de 30%.

Os projetos foram entregues ao presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Araujo, que acompanhou o encontro. Uma moção de apoio, encaminhada pelos representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva de suínos, também foi entregue. Os projetos serão lidos na próxima sessão legislativa, quando começam a tramitar.

O prefeito explicou a importância da atividade para o município. Hoje, Três Passos ocupa a quarta posição no ranking de abate de suínos no estado. Em 2017, ano da última listagem, foram 174.208 suínos conforme a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

“A suinocultura auxilia na formação do tripé econômico do município, sendo a principal atividade agropecuária, colaborando no desenvolvimento socioeconômico de Três Passos”, ponderou ele, acrescentando que hoje são servidas nas escolas e creches municipais cerca de 3 mil refeições diárias, com uma média de 300 quilos de carne suína por mês. A ideia é ampliar ainda mais este número. “Em cinco anos, os municípios terão de absorver todo o ensino fundamental, que hoje está atrelado à rede estadual de ensino. Isso significará uma ampliação da aquisição de carne suína”, exemplificou.

A inclusão de carne suína nos cardápios das escolas municipais propicia uma melhor qualidade de vida aos estudantes, bem como valoriza a atividade e oferece aos produtores garantia de escoamento da produção realizada pelos agricultores da região.

Segundo avaliação da Administração Municipal, através de estudos realizados pela nutricionista da prefeitura, a carne suína é uma opção nutricionalmente adequada a todos os cardápios, principalmente o escolar, pois seus nutrientes são indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar.

Hoje, existem cerca de 108.100 suínos e 134 suinocultores no município. São 14 granjas Unidades Produtoras de Leitões (UPL), com 13.400 matrizes; 8 granjas creche, com 24.400 leitões; e 112 que produzem 70.300 suínos de terminação. Todas elas possuem licenciamento ambiental.

Durante a reunião, o prefeito José Carlos destacou que o intuito do projeto é reconhecer o importante trabalho dos suinocultores do município.

A reunião contou com a presença de representantes da Administração Municipal e do presidente da Câmara de Vereadores; gerente da JBS de Três Passos, Mirta Thiesen; presidente da ASSUIPASSOS, Marcio Kochemborger; vice-presidente, Elemar Hein; chefe da Emater de Três Passos, Kelvis Rauber; tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erenita Adame; dos suinocultores Jair Leuze, Elo Fockin e Ari Frieling.

Fonte: Rádio Alto Uruguai / Prefeitura de Três Passos e Carina Oliveira

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados