Iniciativa inédita beneficia cerca de 3.100 alunos do berçário ao 9º ano
Neste mês de abril, a administração municipal de Três Passos, aproveitando duas datas importantes para o meio educacional e cultural, com a passagem do dia nacional do livro infantil (18 de abril) e do dia mundial do livro (23 de abril) fez questão de destacar o desenvolvimento do Projeto Leiture-se, a partir do trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMEC).
Para a coordenadora pedagógica do ensino fundamental – anos iniciais da SMEC, professora Rosana Scherer, este projeto surgido em 2021, vai ao encontro das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e jovens que integram a rede municipal de ensino de Três Passos. “Trata-se de um incentivo à leitura de livros físicos, retomando o prazer da leitura”, destaca.
Kits literários foram entregues a todos os alunos matriculados na educação municipal, desde as crianças de quatro meses que integram os berçários, até os alunos do 9º ano do ensino fundamental.
Mais de R$ 600 mil foram investidos na aquisição de livros. Cada aluno recebeu um kit com aproximadamente seis livros, de diferentes autores e temáticas. “A receptividade ao projeto tem sido muito boa, tanto de parte dos alunos, como dos professores e dos pais”, afirma Rosana.
Esta iniciativa de promover a leitura é um desafio ainda maior, principalmente em um mundo cada vez mais tecnológico e digital. “Estar em contato com esse livro físico é diferente. Esse tempo de concentração que o aluno dedica para de alguma forma mergulhar na história que aquele autor quer te contar, é diferente”, ressalta a professora.
Todas as escolas municipais, no âmbito dessa proposta pedagógica, estipulou um tempo para que os alunos pratiquem a leitura. São 20, 30 minutos, em que eles podem estar desenvolvendo esta prática.
Para a SMEC, esse projeto consegue fortalecer o desenvolvimento de todos os alunos, pois incentiva o hábito da leitura de forma mais permanente, o que trará benefícios para o seu crescimento e para ampliar os seus conhecimentos.
O projeto também planeja trabalhar com escritores locais e regionais, para que possam trazer esta experiência aos estudantes, assim como, incentivar, em um segundo momento, que os alunos também sejam desafiados a escrever. Unir a leitura com a escrita.
“Hoje, a proposta inicial é de leitura. Mas com o decorrer do tempo, os professores deverão ir trabalhando com os alunos, incentivando a escrita e culminando o projeto com a publicação de um livro, que será escrito pelos estudantes da rede municipal de ensino”, explica Rosana. O livro terá como título “A vida e o invisível: memórias de um tempo de pandemia”, perpassando por este período que vivemos e estamos enfrentando ainda.
Inédito no município, o projeto Leiture-se teve um investimento de R$ 638 mil, que possibilitou a aquisição de mais de 18 mil livros, contemplando aproximadamente 3.100 alunos da rede municipal de ensino, desde o berçário ao 9º ano do ensino fundamental.
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