Projeto do MAB/RS busca debater violações de direitos humanos ocasionadas por barragens – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Projeto do MAB/RS busca debater violações de direitos humanos ocasionadas por barragens

Projeto será realizado na região Fronteira Noroeste do Estado

17 de setembro de 2019

Desenvolvido no noroeste do Rio Grande do Sul, o projeto ‘Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos Bordando a Resistência’ busca debater as violações de direitos humanos ocasionadas pela construção e operação de barragens. A iniciativa irá abranger os municípios de Porto Lucena, Alecrim, Porto Mauá e Novo Machado, que são ameaçados pela construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi-Panambi, entre o Brasil e a Argentina.

O projeto utiliza a técnica de bordado chilena conhecida como Arpillera, que era usada por mulheres do Chile para denunciar os abusos sofridos durante a ditadura de Pinochet. Agora, o Movimento dos Atingidos Por Barragens resgatou essa técnica no Brasil como ferramenta de organização e luta popular.

Assim, por meio do projeto realizada pela Associação de Proteção à Vida (APROVI), com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com o MAB/RS, as mulheres dos municípios da região noroeste do Estado irão utilizar as Arpilleras para denunciar a falta de informações sobre a construção das hidrelétricas e garantia de direitos para as populações ameaçadas por esses empreendimentos.

Ao todo, serão realizadas quatro oficinas de confecção de Arpilleras no mês de setembro, seguidas de um encontro em outubro e um encontro de fechamento do projeto para apresentação dos resultados e exposição das Arpilleras, que ocorrerá no município de Santa Rosa, no começo de novembro.

A oficinas acontecerão nas seguintes datas:

17/09 em Porto Lucena
23/09 em Alecrim
25/09 em Porto Mauá e
26/09 em Novo Machado

Fonte: MAB/RS (Movimento dos Atingidos por Barragens)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados