Programação de Corpus Christi em paróquias da região – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Programação de Corpus Christi em paróquias da região

Procissões, missas e confecção de tapetes estão previstas para acontecer nesta quinta-feira

30 de maio de 2018
Corpus Christi é uma das celebrações mais significativas para os católicos (Fotos: Vinicius Araujo/Rádio Alto Uruguai)

Nesta quinta-feira (31), os católicos mais uma vez estarão envolvidos com as celebrações de Corpus Christi, uma das principais tradições da religião e que busca reverenciar o santíssimo sacramento do corpo e sangue de Cristo.

Três Passos
Em Três Passos, na paróquia Santa Inês, está prevista para amanhã a já costumeira confecção dos tapetes que ficarão expostos até parte da tarde, no entorno da Praça Reneu Geraldino Mertz e da igreja matriz. Os trabalhos devem iniciar às 6 horas da manhã. Se houver instabilidade climática, a montagem dos tapetes será cancelada.

A procissão de Corpus Christi acontece a partir das 9 horas, com celebração de missa logo após, às 9h30min.

Bom Progresso e Esperança do Sul
Em Bom Progresso também acontecerá procissão e missa, com atividades a partir das 9h30min. Já em Esperança do Sul, as atividades iniciarão às 9 horas. Os dois municípios estão abrangidos pela paróquia de Três Passos.

Crissiumal
Em Crissiumal, na Paróquia Três Santos Mártires, acontece o trabalho de confecção doa tapetes a partir das 7h30min, se não chover. A procissão e missa estão previstas para iniciar às 9h30min.

Humaitá
Em Humaitá, na paróquia Santa Cecília, a missa inicia às 8h30min e em seguida ocorre procissão em volta da Praça Getúlio Vargas. Os tapetes serão montados apenas no interior da igreja. Em torno da praça serão instalados quatro altares onde serão feitos momentos de adoração e reflexão durante a procissão.

São Martinho
Em São Martinho, a missa inicia às 9h, na igreja matriz da Paróquia São Martinho Bispo. A procissão ocorre logo após a missa e percorre os arredores da Praça Valentim Klein. A confecção dos tapetes inicia por volta das 7h30min.

31 de maio: Adoração Eucarística: origem da Solenidade de Corpus Christi e roteiro para oração
A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, com a publicação da bula Transiturus de hoc mundo, em 8 de setembro de 1264, com a celebração marcada para a quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.O Concílio Vaticano II vinculou a celebração ao mistério pascal de Jesus Cristo, dando novo significado à festividade. E, em 1983, o novo Código de Direito Canônico manteve a obrigação de se manifestar “o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia” e “onde for possível, haja procissão pelas vias públicas”, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

Procissão
A procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas é marcada por rito solene e pelos cânticos. A orientação da Igreja é que aconteça após a celebração eucarística, na qual se consagra a hóstia que será levada em procissão, que também pode acontecer após uma adoração pública e prologada depois da missa.

Durante o percurso, de acordo com o costume, podem ser concedidas bênçãos eucarísticas em estações.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados