Programa Pró-Biodigestores é entregue ao governador Sartori – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Programa Pró-Biodigestores é entregue ao governador Sartori

O documento foi entregue por representantes de instituições públicas e privadas, coordenados pela deputada estadual Zilá Breitenbach.

16 de Maio de 2018
O documento possui um diagnóstico sobre a biomassa gerada no estado e sua potencialidade. (Foto: Divulgação)

Resultado do esforço de mais de um ano de reuniões e audiências públicas do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, a sugestão de um Programa de Estado foi entregue ontem ao governador José Ivo Sartori. O documento foi entregue por representantes de instituições públicas e privadas, coordenados pela deputada estadual Zilá Breitenbach.

O material sugere medidas imediatas e a longo prazo para tornar a tecnologia uma realidade no campo, e, futuramente também nos centros urbanos. O documento possui um diagnóstico sobre a biomassa gerada no estado e sua potencialidade. São elencados os desafios enfrentados por vários municípios, que estão inviabilizados de aumentar a criação animal até achar uma resolução viável e sustentável para a destinação dos dejetos.

“Concluímos que para os biodigestores se tornem acessíveis aos produtores rurais, é preciso a instituição de uma política de incentivo à geração de energia a partir de resíduos orgânicos da cadeia produtiva, com a extensão da regulação e dos benefícios da Lei nº 14.864, de 11 de maio de 2016, a toda a cadeia do biogás”, explica Zilá.

Segundo a deputada, também é necessário a adequação das linhas de crédito às necessidades e peculiaridades dos criadores de animais e suas redes de integração e cooperação. Zilá preside a Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores e está protocolando um projeto de lei que define um Marco Legal para aproveitamento da Biomassa no RS.

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, frisou o trabalho da deputada Zilá em reunir diversas entidades do setor em torno de um tema relevante para incentivar a permanência das famílias no campo com qualidade de vida.

A reitora da UERGS, Ariza da Luz, enfatizou também a maneira como o trabalho foi feito unindo instituições de ensino e pesquisa, além da indústria, governo, cooperativas, representantes da cadeia produtiva, e que deve servir de exemplo para tratar de outros temas estaduais.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Assessoria de Imprensa

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados