Programa Mais Leite entra em funcionamento em Humaitá – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Programa Mais Leite entra em funcionamento em Humaitá

Empresa entrega doses de sêmen para distribuição aos 64 produtores cadastrados no município.

8 de maio de 2019
Entrega das doses ocorreu durante reunião nesta semana no auditório municipal. (Fotos: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Após a realização de todas as etapas de implantação, entrou em vigor nesta semana o Programa Mais Leite em Humaitá. Na última terça-feira, dia 7, durante reunião no auditório municipal, a empresa CRV Lagoa da Serra entregou 1.790 doses de sêmen para serem administradas entre os 64 produtores cadastrados no programa. O encontro reuniu produtores, servidores municipais, técnicos da Emater e inseminadores. As doses de sêmen ficam armazenadas na Secretaria de Agricultura. Dois inseminadores estão cadastrados para atuarem junto às propriedades. Oito produtores, porém, irão inseminar por conta própria seus animais.

O programa busca promover o desenvolvimento da bacia leiteira através do incentivo ao melhoramento genético do rebanho local. O projeto é desenvolvido pela Administração Municipal por meio das Secretarias de Agricultura e Pecuária e de Meio Ambiente, juntamente com a Emater. Conforme o prefeito Fernando Wegmann, a Administração Municipal buscou conhecer as experiências de outros municípios para desenvolver um projeto que funcionasse de verdade, além de proporcionar sêmen de qualidade aos produtores. O Município investiu cerca de R$ 45 mil na implantação do Mais Leite.

Na primeira etapa, houve o cadastramento dos produtores interessados. O período de inscrições ocorreu entre abril e junho do ano passado. Como pré-requisitos, os agricultores deviam estar em dia com o bloco de produtor rural e não possuir pendências na prefeitura e inspetoria veterinária. A partir do levantamento, passou-se a realização das visitas para verificar a real quantidade e qualidade dos animais que poderiam ser inseridos no programa de acasalamento genético. Em seguida, a Administração Municipal contratou, através de processo licitatório, a CRV Lagoa da Serra, empresa fornecedora de sêmen das raças Holandês e Jersey.

Os produtores apenas terão que arcar com os valores cobrados pelo deslocamento e serviço do inseminador – os demais serviços serão gratuitos. Como contrapartida, porém, os produtores devem participar dos cursos de formação que serão ofertados e efetuar os testes de tuberculose e brucelose exigidos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados