Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Programa Mais Leite é apresentado aos agricultores em Humaitá

Objetivo é melhorar a genética dos animais e oportunizar a todos os produtores locais um sêmen de qualidade. 

23 de agosto de 2018
Apresentação ocorreu nesta quarta-feira no auditório municipal. (Fotos: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Os agricultores inscritos no Mais Leite participaram de uma reunião de apresentação do programa na tarde de ontem em Humaitá. O evento foi realizado no auditório municipal e iniciou às 13h30min. O programa tem apoio da Administração Municipal e Câmara de Vereadores e é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e Emater-RS/Ascar.

O objetivo é melhorar a genética dos animais e oportunizar a todos os produtores locais um sêmen de qualidade. Os produtores apenas terão que arcar com os valores cobrados pelo deslocamento e serviço do inseminador – os demais serviços serão gratuitos. O projeto terá o acompanhamento da empresa CRV Lagoa.

A médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Juliana Schuh, explicou que, na próxima etapa do Mais Leite, os médicos veterinários cadastrados visitarão as propriedades para fazer um levantamento geral e o acasalamento dos animais, a fim de escolher dos touros mais indicados. Após este processo de visitas, será feita a compra do sêmen e o cadastro dos inseminadores. Apenas será adquirido sêmen de touros Jersey e Holandês. Na última etapa ocorre a distribuição do sêmen aos inseminadores para que sigam o acasalamento planejado junto aos produtores.

O período de inscrições foi entre os meses de abril e junho. Como pré-requisitos, os agricultores deviam estar em dia com o bloco de produtor rural e não possuir pendências na prefeitura e inspetoria veterinária. Os produtores devem participar dos cursos de formação que serão oferecidos e efetuar os testes de tuberculose e brucelose exigidos.

Atualmente o município de Humaitá conta com aproximadamente 230 produtores de leite, produzindo um total de 16 milhões de litros de leite/ano, o que gera para o município aproximadamente R$ 600 mil de retorno. O programa vai contemplar cerca de 30% dos produtores de leite do município (aproximadamente 75 produtores inscritos).

Entrevista feita com a médica veterinária Juliana Schuh e o representante da CRV Lagoa, Veronês Lunardi:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados