Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Professores e servidores estaduais são convocados para retorno das atividades presenciais

Profissionais do ensino médio e técnico retornaram nesta segunda (5). Cronograma prevê reinício das atividades na rede estadual no dia 20

5 de outubro de 2020
Instituto Estadual de Educação Maria Cristina - CIEP, de Humaitá. (Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai)

A Secretaria Estadual da Educação publicou um memorando em que convoca os servidores e professores do ensino médio e técnico do estado para retorno às atividades presenciais nas escolas a partir desta segunda-feira (5). O retorno, segundo a secretaria, ocorre em regime de plantão, em revezamento e escalonamento, conforme os protocolos sanitários do modelo de distanciamento social controlado. A volta é para ações de organização das equipes, adaptação dos ambientes em relação aos protocolos e alinhamento pedagógico ao modelo híbrido, entre outras iniciativas. Conforme o cronograma do estado, as aulas da rede estadual reiniciam no dia 20.

Entre os requisitos estão a aquisição e o uso de máscaras, álcool em gel, termômetro, luvas descartáveis de látex, produtos de higienização, água sanitária e desinfetantes. As aquisições devem contemplar a quantidade de equipamentos de proteção individual e materiais de higienização necessários para professores e servidores pelo período de 15 dias. O governo assegura que a compra dos EPIs e dos materiais de desinfecção foi concluída e que garantirá todos os materiais para as equipes das escolas e aos estudantes. No entanto, o CPERS reivindica a testagem de alunos e professores antes do reinício das aulas.

No Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP, de Humaitá, os servidores estão atendendo diariamente, em dois turnos, em escala de revezamento. Durante a semana serão entregues os EPI’s. Após finalizada a entrega, uma equipe fará vistoria na escola. Na quarta-feira (7), outras orientações serão repassadas aos servidores através de uma webconferência.

Uma videoconferência, promovida pela Famurs, discute hoje o retorno das aulas presenciais. Nas últimas semanas, a posição majoritária manifestada pelos gestores municipais da Região Celeiro foi de que as aulas não podem ser retomadas, em função dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus e das dificuldades em se garantir a segurança em saúde de todos os envolvidos.

Em Santo Augusto, na última sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação de Santo Augusto confirmou que o retorno das aulas presenciais permanece suspenso na cidade. A informação considera o Decreto Executivo Nº. 4.157, de 9 de setembro, que determina que “enquanto perdurar o estado de calamidade pública, as atividades presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades públicas ou privadas, municipais, estaduais ou federais, e demais instituições de ensino, de todos os níveis e os graus, bem como em estabelecimentos educativos, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças e adolescentes situadas em Santo Augusto permanecerão suspensas”.

*Atualizada em 06/10/20, às 12h05, para correção de informações.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do G1 RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados