Produção de soja e sucessão rural pautam o primeiro dia da Expo Agro – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Produção de soja e sucessão rural pautam o primeiro dia da Expo Agro

Fórum Soja Brasil e Painel Jovens do Campo foram destaque na programação desta quinta-feira.

21 de fevereiro de 2019
A feira é realizada no campo experimental da cooperativa em Campo Novo. (Fotos: Bruna Corrêa/Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

O primeiro dia da 4ª Expo Agro Cotricampo contou com discussões sobre sucessão rural e de assuntos pertinentes à cultura da soja. O evento prossegue até o próximo sábado, dia 23, e prevê mais palestras, fóruns, anúncio de parcerias, dias de campo, dinâmicas de máquinas, rodadas de negócios, dentre outras atividades ligadas ao setor agropecuário. A Expo Agro é realizada no campo experimental da cooperativa, às margens da ERS 518, em Campo Novo.

Pela parte da manhã, nesta quinta-feira, o Fórum Soja Brasil teve transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Diversas autoridades ligadas ao setor participaram do fórum no auditório da feira. Representando o Governo Federal esteve Márcio Madalena. Ele é diretor de cooperativismo da Secretaria de Agricultura Familiar, ligada ao Ministério da Agricultura.

Márcio destacou a importância de o governo participar de eventos como este, em que é possível colher reivindicações e, assim, poder pautar políticas públicas para o setor. Ele também ressaltou que o governo tem a intensão de prosseguir e ampliar o programa de incentivo ao biodiesel. A iniciativa, segundo ele, busca agregar valor à soja, que é uma commoditie, além de fomentar o cooperativismo em todo o país.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, ressaltou a oportunidade de trazer o governo e entidades para discutir as pautas do setor. Segundo ele, o produtor está bem assessorado nos momentos de plantar e produzir, porém faltam políticas públicas que reduzam custos e fechem mercados prejudiciais aos produtores brasileiros.

Fórum Soja Brasil.

No período da tarde, também no auditório, foi realizado o Painel Jovens do Campo. Subiram ao palco para debater, professores e alunos da USFM, UERGS e Cooperconcórdia. O professor da Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza, explicou o funcionamento da instituição. A entidade atua junto à cooperativas do Noroeste gaúcho capacitando jovens por meio do Projeto Aprendiz Cooperativo do Campo. Dentre os objetivos estão o incremento do quadro social das cooperativas e promover a sucessão familiar profissionalizada.

Um dos pontos mais destacados no painel foi a relação de afeto entre pais e filhos e o quanto que isso afeta a sucessão familiar. O debate levantou a problemática de que, muitas vezes, desentendimentos familiares acabam atrapalhando a sucessão na propriedade. O professor da UFSM Nilson Luiz Costa apontou que a família precisa se integrar no ambiente dos negócios e não pensar que os jovens substituirão os mais velhos e sim planejar juntos os negócios. Segundo ele, por meio da qualificação, os jovens devem apresentar novas possibilidades à família e, ao natural, buscarem a harmonia da relação.

Painel Jovens do Campo.

Painel Jovens do Campo.

Painel Jovens do Campo.

Confira a cobertura fotográfica completa do primeiro dia da feira:

Posted by Rádio Alto Uruguai on Thursday, February 21, 2019

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados