Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Pró-Etanol é aprovado na Assembleia e município de Campo Novo celebra

Município de Campo Novo está elencado no projeto estadual para receber uma das nove usinas de biodiesel projetadas para o RS

19 de maio de 2021
Marciéli Reis, vice-prefeita, e Pedro dos Santos, prefeito de Campo Novo (Foto: Prefeitura de Campo Novo / Divulgação)

Com 49 votos favoráveis e dois contrários, foi aprovado nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 292/2020, do Poder Executivo gaúcho, que institui a Política Estadual de Estímulo à Produção de Etanol e cria o Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol – Pró–Etanol/RS.

Conforme a justificativa do projeto, o Estado já atua fortemente na produção de biocombustível, em especial o biodiesel, com nove agroindústrias elaborando esse produto a partir de soja e canola, mas a produção de etanol a partir da cana é inexpressiva (0,3% da demanda), sendo toda a produção proveniente de uma única destilaria localizada no município de Porto Xavier.

Pelo texto do projeto aprovado ontem, o programa estimulará etanol a base de grãos, tubérculos e cana-de-açúcar. Os recursos para fomento serão incluídos no Orçamento do Estado. Atualmente, a produção gaúcha de etanol representa menos de 1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros por ano. A expectativa é que o programa impulsione 11 projetos industriais atualmente em fases distintas.

Na região Celeiro, uma das nove usinas de etanol que estão sendo projetadas no RS será implementada em Campo Novo.

O deputado estadual Elton Weber (PSB) ressaltou que o tema é discutido no parlamento há mais de dois anos e a proposta que chegou do governo do Estado foi fruto da discussão realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol, denominado de Pró-Etanol, a qual preside. Ele lembrou que o texto foi compactuado com mais de 20 instituições ligadas à área.

Em seu discurso, Weber citou o prefeito Antônio Sartori (PSB), ex-prefeito de Campo Novo, um dos idealizados do projeto, e que morreu em novembro do ano passado.

O atual prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos (PSB), e sua vice, Marciéli Reis (PDT), comemoraram a aprovação do projeto por parte da Assembleia, significando mais um passo na busca pela consolidação deste projeto no município.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados