Objetivo foi discutir assuntos referentes às demandas dos 21 municípios da região Celeiro.
O presidente da Amuceleiro e prefeito de Inhacorá, Everaldo Rolim, juntamente com o prefeito de São Valério do Sul, Vladimir Antonio Vettorato, estiveram reunidos com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro foi realizado na semana passada, em Porto Alegre. O objetivo foi discutir assuntos referentes às demandas dos 21 municípios da região Celeiro.
O principal assunto foi sobre os valores atrasados em repasses que os municípios têm para receber do Estado. Conforme levantamento, até o final do ano passado, a dívida alcançava mais de R$ 13 milhões, somando todas as cidades que compõem a região. A secretária informou que o objetivo do governo é liquidar valores empenhados e não pagos em 36 meses, mas o calendário ainda depende de negociações. Arita destacou que o assunto tem sido discutido com a Secretaria da Fazenda, no entanto, o que preocupa é garantir os valores que sairão a mais dos cofres do estado por mês.
As lideranças da região também relataram a dificuldade que os municípios estão enfrentando no atendimento aos usuários na área de traumatologia, cirurgias eletivas e atendimentos de urgência e emergência. Para tratar sobre este tema esteve presente a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Lisiane Fagundes.