Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prenda do CTG Missioneiro dos Pampas lança livro resgatando pessoas que fizeram a história da entidade

Cristina Kunzler Diemer, 1ª Prenda do CTG Missioneiro dos Pampas, é a autora da obra, que começou a ser planejada no ano de 2017

13 de maio de 2022
Exemplar do livro, publicado pela Pragmatha Editora (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Este sábado, dia 14 de maio, será uma data muito especial para o CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos. A partir das 14h30min, na sede da entidade tradicionalista, acontecerá o lançamento do livro “Prendas e Peões Missioneiros – Uma história de amor, legado e pertencimento”.

A obra foi escrita por Cristina Kunzler Diemer, 1ª Prenda do CTG Missioneiro dos Pampas, e publicada pela Pragmatha Editora. O livro faz um resgate histórico das participações do CTG, desde sua fundação, em 1958, nas Cirandas de Prendas e Entreveros Culturais de Peões, eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

De acordo com Cristina, a ideia do livro surgiu através de um projeto para o relatório da Ciranda de Prendas, no ano de 2017. Os depoimentos de prendas, peões e patrões que passaram pela entidade ganham destaque na publicação, e são também a parte mais emocionante. “Sempre foi meu sonho finalizar a pesquisa e realizar a publicação”, afirma Cristina.

O processo de pesquisa iniciou em 2017, como um projeto para a Ciranda, com o auxílio da coordenadora cultural do CTG três-passense, Eliani Bertollo Gularte, a “Tia Eliani”, como é carinhosamente chamada. Posteriormente, Cristina resolveu resgatar a pesquisa que estava adormecida e, em 2021, retomou a organização do projeto para realizar sua publicação neste ano.

Um dos maiores desafios da pesquisa foi encontrar dados e pessoas que relatassem sobre as Prendas e Peões nos primeiros anos da entidade, concorrendo ainda o fato de algumas atas terem sido perdidas.

“Pretendo deixar como legado não só a minha história enquanto prenda e tradicionalista, mas a história de todas as prendas e peões que um dia representaram a entidade, e que, assim como eu, têm este sentimento de amor, legado e principalmente pertencimento ao CTG Missioneiro dos Pampas”, destaca Cristina.

Natural de Três Passos, Cristina Kunzler Diemer, de 21 anos, é filha de Giovani e Márcia Diemer, atuais patrões do CTG Missioneiro dos Pampas. Ela ingressou no movimento ainda criança, com apenas sete anos de idade. No ano de 2018, chegou ao ápice do Movimento Tradicionalista Gaúcho, quando conquistou o título de primeira prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

Atualmente, é a primeira prenda do CTG Missioneiro dos Pampas. Também é acadêmica do quinto semestre do curso de Direito, pela Unijuí.

Cristina mandou uma mensagem aos ouvintes da Rádio Alto Uruguai, convidando para o evento deste sábado. Ouça, abaixo:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados