Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prefeitura de Três Passos anuncia novas medidas e aguarda portaria estadual para publicar decreto

Para oficializar as novas regras, prefeitura aguarda a publicação de uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde, o que deve acontecer a qualquer momento

16 de abril de 2020
Prefeito e procuradora-geral do município, durante entrevista à Rádio 92 FM (Foto: Rádio Alto Uruguai)

O Município de Três Passos aguarda a publicação de uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde, para então poder publicar um novo decreto municipal, prevendo a flexibilização do funcionamento das atividades comerciais em nível local.

A informação foi repassada pelo prefeito, José Carlos Amaral, vice-prefeito, Jorge Dickel, e procuradora-geral do município, Geciana Seffrin.

O novo decreto municipal já está praticamente pronto, dependendo os últimos detalhes da averiguação desta portaria. Entretanto, os representantes da administração municipal já adiantaram alguns pontos, para que a comunidade já possa se organizar.

Os estabelecimentos comerciais, em sua maioria, poderão voltar a ter funcionamento, mas terão de seguir observando uma série de recomendações e regras, sanitárias, de higiene, distanciamento e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão relacionadas no Decreto Estadual nº 55.154/2020.

Uma das mudanças significativas é de que o município passará a exigir o uso de máscaras, tanto de colaboradores, quanto de clientes, em todos os espaços públicos e privados que sejam fechados.

Na circulação pelas ruas ou nos demais espaços abertos, será apenas recomendado o uso da máscara, como medida de prevenção.

Haverá uma recomendação para que pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças com menos de 10 anos de idade, além de pessoas portadoras de doenças crônicas, para que sigam o isolamento social, circulando pela cidade somente se haver extrema necessidade.

Também, todos os estabelecimentos terão de respeitar o limite de 30% de sua capacidade, para atendimento à população. O ideal será o atendimento de uma pessoa para cada atendente.

Igrejas e templos deverão observar o máximo de 30 pessoas no interior de seus espaços.

Restaurantes poderão seguir funcionando, mas deverão ter expandido seus horários de atendimento, inclusive para receber clientes em seus espaços físicos, após às 19 horas, mas desde que sejam respeitadas as medidas de saúde recomendadas: distanciamento entre mesas, higienização das superfícies e objetos, disponibilização de álcool em gel, entre outras.

Bares, pubs, boates, quadras esportivas, canchas de bocha, entre outros locais que possam provocar aglomeração, seguem com suas atividades suspensas.

As academias de atividades físicas deverão ter seu funcionamento respeitando o limite de um aluno por atendente.

A procuradora, Geciana Seffrin, destacou que trata-se de “uma retomada condicionada, e não pura e simples”. Segundo ela, todas as pessoas precisam estar comprometidas com as medidas, observando e respeitando as regras.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados