Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prefeitura de Panambi cria sistema para rastrear possíveis surtos de coronavírus

Ferramenta permite acompanhar circulação de pessoas na cidade e auxiliar na tomada de decisões em relação à pandemia

16 de junho de 2020
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Panambi)

Com 45 mil habitantes e considerado o terceiro polo metalmecânico do Estado, a cidade de Panambi criou um sistema de rastreamento de possíveis surtos de coronavírus. Com 12 casos confirmados da doença e nenhum óbito até esta terça-feira (16), a prefeitura desenvolveu, em parceria com uma empresa de tecnologia, uma ferramenta que acompanha a circulação de moradores e visitantes no município.

A ideia é poder detectar quais locais foram frequentados por pessoas com Covid-19 e triar quem teve contato com o paciente infectado. A partir desses dados, a prefeitura poderá tomar as medidas necessárias para combater a disseminação do vírus. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira, a tecnologia permite ações mais assertivas, sem penalizar todo o setor econômico de Panambi.

“Temos a rastreabilidade de todas as pessoas que chegam ou circulam no município. A ferramenta permite um isolamento mais assertivo, mais inteligente: em vez de fechar tudo, eu fecho só o que é necessário. Para isso, conta com o apoio dos empresários e da população, que entenderam a importância dessa metodologia”, destaca.

Na ferramenta desenvolvida pela empresa AVMB Soluções em TI, que cedeu a tecnologia sem custos para a prefeitura, cada empresário cadastra o seu estabelecimento e informa à plataforma o CPF das pessoas que passaram pelo local. “Além do comércio, indústria e setor de serviços, todos os prédios públicos também estão informando os acessos. Inclusive nos parques, colocamos um guichê onde só entra quem fornecer os dados para a plataforma”, detalha.

Caso uma pessoa seja confirmada com coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde acessará os dados e poderá verificar onde essa pessoa circulou e quais as medidas a serem tomadas. “Quando verificado um caso ou surto, a prefeitura saberá quem teve contato com o paciente e quais os negócios que precisam passar por quarentena, sem a necessidade de penalizar todo o comércio ou toda a indústria. Além disso, a plataforma fornece um mapa de calor, onde conseguimos visualizar os locais com maior concentração de pessoas, permitindo também ações preventivas”, avalia.

Oliveira também ressalta que o sistema está integrado às barreiras sanitárias instaladas nos principais acessos ao município. “Quem vem de fora só pode acessar o comércio da cidade se tiver o cartão verde gerado nessas barreiras. A partir desta semana, esse cartão será emitido direto no sistema, permitindo ainda mais o rastreamento de quem circula pela cidade”, observa.

Fonte: Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados