Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prefeitura de Frederico Westphalen anuncia abertura da UPA 24 Horas

Unidade de Pronto-Atendimento funcionará 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados. A ideia é desafogar a urgência e emergência do HDP

15 de março de 2021
Estrutura da UPA 24 Horas em Frederico Westphalen (Foto: Divulgação / Prefeitura de FW)

Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, anunciou uma série de ações no enfrentamento à Covid-19, além de confirmar a abertura da UPA 24 horas.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 HORAS terá capacidade de 150 atendimentos por dia, inclusive de pacientes de outros municípios da microrregião.

Conta com uma estrutura completa, incluindo: sala de recepção com espaço para 25 pacientes; sala de triagem; três consultórios médicos; sala de Raio X com equipamento de última geração; sala de farmácia; salas de curativos, inalação, medicação, emergência, coletas de exames laboratoriais; leitos de observação pediátrica, sete leitos adultos; quarto de isolamento; necrotério; dois postos de enfermagem; refeitório; copa para preparo de alimentação para pacientes; sala de estar e quartos para descanso dos funcionários; duas centrais de suprimentos; salas para armazenamento de resíduos, materiais de limpeza; além de locais para a administração, entre outras.

A prefeitura de Frederico Westphalen destaca que Posto Ayres seguirá sendo a unidade de saúde referência para atender pacientes com sintomas de Covid-19.

Os atendimentos da UPA 24 Horas são de urgência e emergência, um meio-termo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Divina Providência (HDP), porém, com mais recursos do que um posto de saúde.

Para o poder público, a UPA 24 Horas vai desafogar os atendimentos de urgência e emergência do HDP, por isso a população deve buscar atendimento, primeiro, na Unidade. Nos casos de chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os profissionais farão uma triagem e decidirão se o paciente deverá ser encaminhado ao HDP ou à UPA.

A rapidez com que o paciente é atendido depende da gravidade do risco, e não da ordem de chegada. O funcionamento é diário, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A UPA 24 Horas conta com dez médicos, cinco enfermeiras, 17 técnicos de enfermagem, sete no Raio X, cinco profissionais de farmácia, sete recepcionistas, três pessoas que trabalham na higienização, duas na copa e um na administração.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados