No último final de semana, informações sobre atividades que levaram a aglomeração de pessoas no território indígena preocupou as autoridades do município
O prefeito de Tenente Portela se reuniu na manhã de quarta-feira (03), com o cacique da Terra Indígena Guarita, Carlinhos Alfaiate. O encontro ocorreu na aldeia Estiva, onde, além de sede do cacicado, também está localizada a estrutura funcional da Secretaria Municipal do Índio, de Redentora.
O mandatário portelense, apresentou a sua preocupação com as ações de enfrentamento da Covid-19 junto a comunidade indígena. Em especial, Rosemar Sala, solicitou o engajamento do cacique no sentido de evitar que aconteçam eventos com aglomerações neste período crítico da pandemia. No último fim de semana teriam ocorrido jogos de futebol e outros eventos em setores pertencentes ao território de Tenente Portela. O cacique da Terra do Guarita, que também responde pela Secretaria do Índio de Redentora, se comprometeu em conversar com as lideranças de todos as aldeias e determinar a suspensão de atividades que possam facilitar a propagação do vírus.
O prefeito ressalta que é considerável o número de casos positivos da Covid na população indígena, por isso é fundamental o engajamento de todos no sentido de seguir os protocolos sanitários. Mesmo com a vacinação que está ocorrendo junto a Terra do Guarita, os cuidados precisam ser mantidos, acrescenta Rosemar Sala. O cacique, aproveitou a ocasião para apelar a todos os indígenas que respeitem as orientações, não promovam aglomerações e somente saiam da aldeia em casos de extrema necessidade.