Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prefeito de Derrubadas é eleito para presidir a Rota do Yucumã

Prefeitos de Campo Novo, Três Passos e Tiradentes do Sul também fazem parte da nova gestão do consórcio

27 de janeiro de 2021
Pedro dos Santos, prefeito de Campo Novo, e Alair Cemin, prefeito de Derrubadas (Fotos: Fabíula Rosso / Rota do Yucumã)

Na última terça-feira, dia 26, aconteceu na modalidade híbrida (presencial e virtual) importante Assembleia da Rota do Yucumã na qual o ex-prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne (Nei), prestou contas em relação ao exercício 2020 e agradeceu a oportunidade de estar frente a entidade nos últimos oito meses. Apesar do pouco tempo de mandato, importantes conquistas foram alcançadas neste período como o início do processo de alteração da natureza jurídica do Consórcio, a qual vai permitir que a entidade esteja apta para captação de recursos federais, e foi dado início ao trabalho de publicidade com a agência Terra Vermelha do Município de Ijuí/RS.

O trabalho que está em fase de conclusão tem o objetivo de proporcionar maior visibilidade às potencialidades e aos atrativos turísticos da região, despertando assim, maior valorização e engajamento da comunidade quanto as nossas belezas naturais e culturais. O trabalho também busca despertar maior motivação dos gestores públicos e empresários para investirem no desenvolvimento da atividade turística regional. Entre os serviços contratados estão: levantamento fotográfico dos atrativos turísticos nos 32 municípios, redefinição da marca ‘Rota do Yucumã’ criando nova identidade visual, Produção de Vídeo Institucional, Reformulação do Website e nos próximos meses será lançada uma campanha de publicidade.

Também foi pauta da Assembleia o cadastro dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro edição 2021. Na oportunidade, a turismóloga do Consórcio, Fabíula Rosso, explicou aos presentes que esta é uma exigência do Ministério do Turismo (MTUR) para que os municípios estejam habilitados a pleitear recursos junto ao MTUR nos próximos 2 anos, quando deverá acontecer nova atualização. Entre os critérios estabelecidos estão: possuir órgão responsável pela pasta do turismo, dotação orçamentária, conselho municipal de turismo e pelo menos um prestador de serviços turísticos de atividades obrigatórias cadastrado no CADASTUR.

Foi, então, eleita por aclamação a nova diretoria executiva da Rota do Yucumã à qual ficou composta da seguinte forma: PRESIDENTE: Alair Cemin (Prefeito de Derrubadas/RS), VICE-PRESIDENTE: Pedro dos Santos (Prefeito de Campo Novo/RS), TESOUREIRO: Arlei Tomazoni (Prefeito de Três Passos/RS), SECRETÁRIO: Alceu Diel (Prefeito de Tiradentes do Sul). Também foi eleito o novo conselho fiscal, formado por Claudemir Locatelli (Prefeito de Vista Gaúcha/RS), Claiton Michelin (Coordenador da Indústria, Comércio e Turismo de Condor/RS), Valteser Godois (Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Campo Novo/RS).

O presidente eleito e Prefeito de Derrubadas, Alair Cemin, agradeceu aos colegas pela confiança depositada nele com mais este novo desafio e salientou a importância da participação de todos os municípios para que um bom trabalho seja realizado. “Por mais que o Salto do Yucumã esteja localizado em Derrubadas, é importante dizer que ele pertence para toda a região. Nós sabemos que é o atrativo que recebe o maior número de visitantes, mas precisamos trabalhar para que estes visitantes também conheçam as outras belezas que existem na Rota do Yucumã”, ressaltou Alair Cemin. Também foram destacados os avanços alcançados no turismo a partir da Gestão Compartilhada do Parque Estadual do Turvo entre SEMA-RS e Município de Derrubadas, a qual foi iniciada em janeiro de 2019. Já o vice-presidente eleito e Prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos, agradeceu a confiança de todos e enfatizou que não serão medidos esforços para mostrar as riquezas que existem aqui e assim, proporcionar maior visibilidade para toda região.

Segundo o prefeito de Três Passos, é de extrema importância a participação do município nas decisões em nível regional. “Estamos empenhados em trabalhar pelo desenvolvimento da região, porque consequentemente o nosso município também cresce e se desenvolve”, pontuou Arlei, acrescentando que “vejo a região como uma grande engrenagem, por isso estaremos sempre presentes para trabalhar”, disse.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados