Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Postos de saúde e hospital passam a centralizar atendimentos relativos à Covid-19 em Três Passos

Unidade Sentinela será desativada após esta sexta-feira. População que tiver sintomas compatíveis à Covid-19 devem procurar as unidades de saúde de referência

18 de fevereiro de 2021
Pastor Rodrigo Ipê, vice-prefeito, e Marcia Gintzel, secretária de Saúde (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A estrutura da Unidade Sentinela será desativada após esta sexta-feira, dia 19, em Três Passos, e os casos referentes ao novo coronavírus serão encaminhados via Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospital de Caridade, a partir de segunda-feira, dia 22. Essa informação foi detalhada na manhã de hoje, em entrevista à Rádio 92 FM, pelo vice-prefeito, Pastor Rodrigo Ipê, e pela secretária de Saúde, Marcia Gintzel.

O vice-prefeito, que também preside o COMU-COVID no âmbito do município, relatou que o comitê realizou nas últimas semanas uma série de reuniões com as equipes técnicas e médicas do Hospital de Caridade, da Secretaria de Saúde, além de encontros com setores organizados do município. Segundo ele, a partir dessas discussões, a administração municipal está tomando a iniciativa de encerrar as atividades da Unidade Sentinela, criada no âmbito do município de Três Passos em março de 2020, no início da pandemia de coronavírus no Brasil.

“A Unidade Sentinela teve uma estrutura reforçada. Até outubro do ano passado chegou a ter aproximadamente 14 profissionais. Porém, neste momento, a equipe está com três ou quatro profissionais atendendo a demanda”, explicou Ipê.

A estrutura chegou a ter atendimento no período de 24 horas, e nos finais de semana e feriados das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h, além de busca ativa aos casos de Covid, inclusive com visitas domiciliares.

Entretanto, a administração municipal decidiu que as estratégias de saúde da família (ESFs), que são abrigadas nos oito postos de saúde do município, centralizarão os atendimentos à comunidade relativos à Covid-19, algo que, segundo o vice-prefeito, já está acontecendo. “Os próprios profissionais nos relatam que as pessoas estão procurando primeiramente os postos”. Os laboratórios de análises clínicas e as farmácias, também são locais bastante demandados pela população.

De acordo com Ipê, não se trata de encerramento de um programa, mas de fortalecer as estruturas do hospital e das unidades básicas de saúde.

Ponto de coleta de exames para a Covid passa a ser no hospital

A secretária de Saúde, Marcia Gintzel, explicou que, havendo sintomas relativos à infecção por coronavírus, as pessoas devem procurar o seu posto de saúde de referência. O pedido é para que o contato inicial seja feito por telefone. “A partir desse contato, a pessoa será orientada no agendamento de um horário específico, para que possa ir até a unidade, evitando dessa maneira o contato entre a pessoa suspeita com a população que não tem sintomas e também está na unidade de saúde buscando atendimento”.

Havendo necessidade de coleta de exame laboratorial, a unidade de saúde agendará o horário para que a pessoa vá até o ponto de coleta, que a partir de agora será no Hospital de Caridade.

Fora do horário de expediente, ao longo da semana (de segunda a sexta-feira), e aos finais de semana e feriados, as pessoas que tiverem algum sintoma devem buscar contato com o Hospital de Caridade. Da mesma forma, reforça a secretária de Saúde, pede-se que o primeiro contato seja realizado por telefone. “O hospital dará esse acolhimento e, se necessitar testagem, a própria instituição realizará”.

O ponto de coleta Covid passa a ser centralizado no Hospital de Caridade, não mais havendo a estrutura da Unidade Sentinela.

Os telefones de contato das unidades básicas de saúde e da Secretaria de Saúde, em Três Passos, são os seguintes:

3522-0437 ESF Bela Vista
3522-0438 ESF Centro
3522-0436 ESF Érico Veríssimo
3522-0433 ESF Padre Gonzáles
3522-0434 ESF Pindorama
3522-0439 ESF Santa Inês
3522-0440 ESF Sulserra
3522-0435 ESF Webers
3522-0430 Secretaria Municipal de Saúde

Ainda durante a entrevista, o vice-prefeito de Três Passos, Pastor Rodrigo Ipê, reforçou o pedido à população para que não abandone os cuidados de prevenção ao coronavírus, principalmente nesse momento, em que cresce o número de casos na região Oeste de Santa Catarina e que fica próxima aos nossos municípios.

Ouça a íntegra da entrevista, realizada durante o programa Atividade, da 92 FM, com apresentação de Rafael Petry, na manhã desta quinta-feira:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados