Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Polícia Federal cumpriu mandados em Ijuí de operação que investiga fraudes no Proagro

Cerca de 30 agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí

1 de julho de 2020
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Hemera que investiga fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) do governo federal. Cerca de 30 agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí. Documentos e computadores foram recolhidos e serão analisados. Em Ijuí, as buscas foram realizadas em um escritório de contabilidade, em uma empresa cerealista situada na BR-285 e na casa do proprietário da empresa. Nestes locais ocorreu a apreensão de documentos, notas fiscais e materiais de informática, como computadores.

A investigação começou no ano passado com o objetivo de apurar possíveis fraudes na obtenção do seguro agrícola, referentes às safras dos anos de 2016 e 2017. Conforme os policiais federais, os agricultores, após obterem financiamento agrícola através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), alegavam perdas na produção e utilizavam notas fiscais de aquisição de insumos adulteradas para então receber o seguro.

Diligências realizadas identificaram que um grupo de empresas e pessoas físicas forneciam essas notas fiscais aos agricultores. Os crimes investigados pela Polícia Federal são falsificação de documento particular, uso de documento falso e tentativa de estelionato. A operação foi denominada Hemera, deusa mitológica grega que representa o Sol, o ciclo da manhã e a fertilidade da terra.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Progresso de Ijuí

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados