Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Plantio de hortaliças contribui para inclusão social e segurança alimentar em Boa Vista do Buricá

Projeto "Cidadania e Inclusão Social na Apae" é desenvolvido pela Emater-RS/Ascar em parceria com a Apae do município.

22 de maio de 2020
(Foto: Divulgação/Emater-RS/Ascar)

Com o objetivo de promover a socialização e a inclusão social de pessoas com deficiência que recebem atendimento na Apae de Boa Vista do Buricá, assim como contribuir para a autonomia e melhoria na qualidade de vida destes alunos e de seus familiares, desde 2016, a Emater/RS-Ascar desenvolve o projeto “Cidadania e Inclusão Social na Apae”. Entre as atividades planejadas para este primeiro semestre está o plantio de hortaliças, realizado na quinta-feira (14), com o engajamento de extensionistas de Boa Vista do Buricá e de Nova Candelária, bem como de professores e funcionários da escola. Todos os participantes seguiram as recomendações de uso de máscaras e distanciamento social para proteção e prevenção à contaminação pelo coronavírus. O trabalho também é feito de forma escalonada, para evitar aglomerações.

Em um primeiro momento, a atividade havia sido planejada para oportunizar o envolvimento direto dos alunos, no entanto, em virtude das medidas preventivas à Covid-19, optou-se por envolver um número restrito de pessoas. Os professores e funcionários, que realizaram o plantio, receberam também orientações sobre adubação e demais cuidados referentes ao manejo da horta, sendo também responsáveis pela rega e pelo acompanhamento do desenvolvimento das plantas e o monitoramento de pragas e invasoras.

Com a ação, a horta da Apae passa a contar com maior diversidade de hortaliças, entre elas, couve de várias espécies, salsa, cebolinha, rúcula, cenoura, beterraba, brócolis, couve flor, repolho, assim como mudas de morangos. A proposta é que estas olerícolas sejam aproveitadas na alimentação dos alunos e em atividades do Clube de Mães, como demonstrações de métodos de processamento e conservação de alimentos, após o retorno das aulas. Caso não seja possível o retorno das aulas antes da colheita, os produtos serão doados para as famílias dos alunos.

As orientações sobre o manejo e adubação foram também compartilhadas com alguns pais e os alunos que estiveram presentes, por meio de um vídeo, onde se apresentou recomendações para o plantio de hortaliças em suas casas. A atividade foi realizada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, de Boa Vista do Burica, Ângela Dudar Petter, e de Nova Candelária, Ana Carolina Schittler e André Weber.

Esta ação faz parte de um projeto maior de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) voltado a Pessoas com Deficiência, sendo que neste ano, a proposta central é auxiliar nas ações de recreação, lazer e integração que estimulem a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades manuais e de atividades de segurança e soberania alimentar de forma sustentável, assim como promover ações voltadas à educação e promoção da saúde e estímulo à autoestima, através de embelezamento de arredores.

Fonte: Emater-RS/Ascar

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados