Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Pesquisa Methodus: Sartori lidera, mas seria derrotado em todos cenários de 2º turno

Atual governador leva vantagem nas simulações de primeiro turno. Nos cenários de segundo turno, está atrás dos concorrentes. Número de eleitores indecisos ou que votarão em branco/nulo ainda é alto

28 de junho de 2018

O jornal Correio do Povo divulgou na manhã desta quinta-feira (28) o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Methodus em 25 municípios do Rio Grande do Sul.

O levantamento aponta a liderança do governador José Ivo Sartori (MDB) em um cenário de primeiro turno, com 17,5% das intenções, seguido por Jairo Jorge (PDT), 10%; Miguel Rosseto (PT), 8,1%; Eduardo Leite (PSDB), 8%; Luiz Carlos Heinze (PP), 5,1%; Roberto Robaina (PSOL), 3,7%; Mateus Bandeira (NOVO), 2,1%; e Abgail Pereira (PCdoB), 1,3%. Contudo, a pesquisa aponta que o atual governador seria derrotado nos quatro cenários estimulados de segundo turno.

Apesar de liderar a pesquisa também na modalidade espontânea (em que o eleitor não é apresentado a uma lista fechada de nomes), com 5,2% das intenções de voto, Sartori tem a maior rejeição entre todos os pré-candidatos, com 47,7% dos entrevistados. Rosseto é o que apresenta a segunda maior rejeição, mas bem abaixo do atual governador, com 24,6%. A rejeição aos demais nomes varia entre 14% e 17%.

Nos levantamentos de segundo turno, Sartori aparece sendo derrotado por todos os adversários. Se a disputa fosse com Jairo Jorge, perderia por 38,1% contra 26,5%. Contra Miguel Rossetto, por 33,1% a 29,7%. No cenário com Eduardo Leite, por 32,1% a 27,4%. Contra Heinze, Sartori também estaria atrás, 29,2% a 27,1%. Vale salientar que, nesses três últimos cenários, a diferença está dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Um quinto cenário estimulado aponta vantagem de Jairo Jorge sobre Rossetto, 35,1% a 20,5%. O pedetista também aparece na frente contra Eduardo Leite, com 35,5% a 21,4%. O tucano bateria o petista no cenário que estimula a ida dos dois para o segundo turno, 30,3% a 24,8%. Todos os cenários apresentaram alto índice de branco/nulo e não sabe, com a soma das duas opções variando de 35% a 45% dos entrevistados.

Presidencial

A pesquisa Methodus também estimulou cenários para a corrida presidencial no Estado. No primeiro, com o ex-presidente Lula como pré-candidato do PT, o petista aparece em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro (PSL), que leva uma pequena vantagem, 23,3% a 22,4%. Os demais pré-candidatos mais próximos são Manuela D’Ávila (PCdoB), 6,4%, e Marina Silva (REDE), 6,1%. Sem Lula, Bolsonaro sobe para 26,3%, sendo seguido por Manuela, 8,3%, Ciro Gomes (PDT), 7%, Marina, 6,7%, Fernando Haddad (PT), 6,5%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 5,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 25 de junho com mil pessoas entrevistadas, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RS-05933/2018.

Fonte: Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados