Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Patrona da 44ª FETRELI esteve em Três Passos e manteve contato com público infanto-juvenil

3 de abril de 2018

Esteve participando das atividades da 44ª Fetreli (Feira Três-passense do Livro) nesta segunda-feira (09), a patrona do evento, Rosana Rios, escritora, arte-educadora e ilustradora. Ela conversou com o público visitante, palestrou para estudantes, concedeu autógrafos e participou de entrevistas com a mídia local.

 

Formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Rosana Rios é autora de Literatura Infantil e Juvenil desde 1988 e já publicou mais de 100 livros em 16 editoras.

 

Em entrevista à Rádio 92 FM, Rosana Rios disse estar honrada em ser patrona da Fetreli, que tem uma longa história de trabalho pelo livro e para o livro. Ela destacou que escreve há 28 anos, tendo como público alvo as crianças, adolescentes e jovens leitores. “Meu interesse é trabalhar muito com a fantasia, com o suspense. Gosto de trabalhar com este leitor que está em formação, para que ele cumpra esse caminho e se torne um bom leitor”.

 

Também referiu sobre o trabalho de valorização da literatura pelo país. “As viagens que fizemos pelo Brasil, visitando bibliotecas públicas e feiras do livro, é um trabalho sem fim. Estamos sempre buscando conversar, falar sobre o processo de construção do livro, falar sobre a importância da leitura, pra tentar cada vez mais termos uma nação de leitores”.

 

Apesar das muitas opções de entretenimento que as crianças têm na atualidade, diferentemente de décadas passadas, Rosana Rios acredita que o livro continua com um espaço prvilegiado. “O livro é aquele objeto que você sempre vai poder levar consigo, no bolso, na bolsa, na mochila. As mídias eletrônicas não substituem a leitura. Mas também não acredito que seja um empecilho. É muito importante que o amor pela leitura comece dentro de casa, a partir da família. As escolas fazem um trabalho maravilhoso de estímulo à leitura, mas o livro começa quando a gente está com o bebê na barriga e começamos a ler histórias para ele. Leiam para seus filhos, assim que nascerem, histórias legais, histórias bonitas, interessantes. Deixem o bebê ter contato com o livro desde muito pequeno. As crianças devem ser levadas em livrarias, bibliotecas ou eventos com o feira do livro, e perceber que as histórias que ela gosta tanto de ouvir estão dentro dos livros. Então, esse contato com o livro é muito importante para estimular a criança a ser leitora”.

 

A vida da patrona foi possibilitada através de patrocínio das editoras Ática e Scipione. “Estão em destaque na Fetreli os livros lançados por estas editoras e que estão sendo lidos pelas crianças, principalmente os títulos O Dragão Comilão, A Flauta Mágica e o Livro das Encrencas”.

 

O contato entre o autor e o leitor também estimula a prática da leitura, ressalta ela. “O leitor percebe que o escritor é uma pessoa como qualquer outra, cujo trabalho é inventar histórias. Os livros são base para os ensinamentos de qualquer sociedade e, se não houver o autor, não existe o livro”.

 

Perfil da escritora

Rosana Rios já recebeu vários prêmios literários, entre eles o Bienal Nestlé de Literatura em 1990, o Cidade de Belo Horizonte em 1991; selos "Altamente Recomendável" da Fundação afiliada ao IBBY, em 1995 e 2005; e foi finalista do prêmio Jabuti em 2008 e 2011 na categoria Literatura Juvenil.

 

Também atuou como roteirista de quadrinhos para a Editora Abril Jovem de 1990 a 1993; é autora de textos teatrais infantis e juvenis com montagens em São Paulo; membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e membro do Conselho da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

 

Suas principais obras são: O dragão comilão; A flauta mágica, O bairro encantado; O livro das encrencas; Marília, mar e ilha; O monstro monstruoso da caverna cavernosa; Chiclete grudado embaixo da mesa; O homem que pescou a lua; Cheiro de chuva; Sangue de lobo; O segredo das pedras: o último portal; Senhora dos Anéis; O caminho das pedras; HQs – quando a ficção invade a realidade.

 

*Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados