Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Paróquias da região encontram alternativas para benção do Domingo de Ramos

Mesmo sem poder contar com a presença do público nas missas, padres utilizarão emissoras de rádio e redes sociais para se aproximarem dos fiéis.

3 de abril de 2020
(Imagem: Divulgação/CNBB)

As paróquias da região estão adotando esquemas especiais para a celebração de Domingo de Ramos neste fim de semana. O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor abre a Semana Santa e rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo com hosanas, palmas e ramos de oliveira. Em tempos de pandemia de Covid-19, os padres têm celebrado as missas sem a presença de público, apenas com o auxílio de algumas poucas pessoas na liturgia. As celebrações são transmitidas pelo Facebook e rádios da região.

Neste ano, as celebrações não poderão ser realizadas do modo tradicional, em que os fiéis carregam ramos de palmeiras, oliveiras ou de outras árvores. Entre os católicos é de costume guardar os ramos benzidos em suas casas como símbolo da vitória pascal de Jesus Cristo e fazer a queima desses ramos em dias de tempestade como forma de proteção. Apesar da restrição de acesso ao público, os párocos da região organizam esquemas especiais para, mesmo assim, realizar a bênção dos ramos.

Em Humaitá, o pároco da Paróquia Santa Cecília, Aldoir Picua, orienta os católicos a levarem seus ramos até a igreja, entre esta sexta e sábado, para que sejam bentos no domingo, durante a missa. A celebração será transmitida pela 106,1 FM e pela página da paróquia no Facebook a partir das 8h30min.

O padre convida a todos a acompanhar a transmissão da missa de casa e, logo após o término da celebração, que as pessoas que têm carro se dirijam até a igreja para retirar os ramos bentos. O padre e mais alguns ajudantes estarão entregando os ramos na calçada, em frente à igreja. A iniciativa tem como objetivo formar uma procissão motorizada pelo centro da cidade como forma de simbolizar a procissão dos ramos sempre realizada neste dia.

Em Três Passos, na paróquia Santa Inês, a missa do próximo domingo inicia às 8h30min com transmissão da 92,5 FM e página da paróquia no Facebook. O pároco Anderson Pelizari realizará a bênção dos ramos no início da celebração, por isso, orienta que os fiéis coloquem os ramos fixados nas portas das residências e acompanhem a transmissão. O padre solicita que os ramos fiquem fixados nas portas das casas até o Domingo de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa.

Em Sede Nova, o pároco da Paróquia São José, Gabriel Figueiredo, celebrará a missa do próximo domingo às 8h30min com bênção dos ramos também sem a presença dos fiéis. Ele orienta que cada membro da comunidade coloque seus ramos na porta de casa. Desta forma, simbolicamente, o padre realizará a bênção durante a missa. A paróquia também irá providenciar ramos para serem abençoados na igreja e, após a missa, cada pessoa pode fazer a retirada na porta da igreja matriz.

Em São Martinho, a pároco da Paróquia São Martinho bispo, Jeferson Merighi, informa que a missa de Domingo de Ramos será transmitida pela página da paróquia no Facebook a partir das 9h. Ele também orienta que os católicos do município coloquem seus ramos nas portas das residências para que, durante a transmissão, seja feita a bênção direto da igreja matriz para todos os lares.

Em Crissiumal, na paróquia Três Santos Mártires das Missões, a missa será transmitida a partir das 8h30min por uma rádio local e o padre Gilberto Luiz de Miranda fará a bênção aos ramos dos fiéis que estão em casa. Os interessados também podem deixar os ramos na igreja que o padre irá abençoá-los após a missa.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados