Paróquia Santa Inês apresenta projeto de remodelação da área central da igreja em Três Passos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Paróquia Santa Inês apresenta projeto de remodelação da área central da igreja em Três Passos

Área nobre, no centro da cidade, será toda revitalizada, garantindo que a comunidade possa usufruir de um novo espaço de convivência

4 de dezembro de 2018
Entrevista concedida pelo arquiteto Marco Antônio Mello (E) e pelo padre Rudinei da Rosa

O padre Rudinei da Rosa, pároco da Igreja Católica de Três Passos, e o arquiteto, Marco Antônio Mello, participaram da programação da Rádio 92 FM na segunda-feira (03), apresentando um projeto que prevê a remodelação da área onde fica localizada a Igreja Matriz e Paróquia Santa Inês, em um terreno de cerca de 6 mil metros quadrados, no centro da cidade.

De acordo com o padre Rudinei, o espaço durante as últimas décadas, não foi pensado para proporcionar beleza, sentido e necessidade. “Durante muito tempo foi uma área praticamente para reunir entulhos”.

Após muitas conversas, com apoio do trabalho técnico de Marco Antônio Mello, surgiu uma ideia inicial para ocupação de toda a quadra que é propriedade da igreja, com a preocupação de tornar o espaço mais acessível, moderno e com áreas de convivência. Um desenho inicial foi construído e está sendo apresentado à comunidade católica e outros segmentos da sociedade, justamente para que as pessoas possam também opinar e sugerir adequações, antes de ser finalizada a ideia.

Segundo Mello, a intenção com esse projeto de remodelação da área, é proporcionar um amplo espaço de convivência entre a comunidade, além de estrutura para receber formações, para lazer e também pontos comerciais. Também é uma necessidade, a reforma de estruturas já existentes, como a casa onde residem os párocos e o prédio que abriga a secretaria da paróquia e o salão de eventos.

Para tirar do papel o projeto, a organização da Paróquia Santa Inês pretende somar esforços com demais entidades organizadas da sociedade civil, buscando o entendimento de que trata-se de um projeto que trará benefícios econômicos, sociais e de desenvolvimento.

Nas palavras do arquiteto Mello, o projeto vem sendo trabalhado a partir do conceito: função, necessidade e beleza. A ideia está sendo pensada a partir de estruturas já existentes no local (função); trata-se de um projeto de médio a longo prazo (necessidade); espaço simples, mas que tenha arborização, ajardinamento e acomodações para a convivência das pessoas (beleza).

No dia 24 de novembro o projeto foi apresentado para as mais de 40 comunidades do interior que integram a paróquia Santa Inês. A proposta inicial também já foi apresentada para os movimentos que estão segmentados junto à estrutura da igreja em nível local, como CLJ, Emaús, entre outros. O projeto também deverá ser apresentado à administração municipal e para entidades da sociedade civil, como Cacis, Sindilojas, sindicatos, entre outros.

“Queremos, com essa remodelação, contribuir com o desenvolvimento da cidade. Por isso convidamos a todos para que se envolvam na discussão”, destaca o padre Rudinei. “A Igreja não irá se desfazer de nenhum pedaço daquela área, mas estará cumprindo com a função social do imóvel, que hoje está boa parte ocioso”.

Vídeo com a proposta de remodelação da área:

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados