Outono, que inicia hoje, deverá também ser marcado por elevado volume de chuvas – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Outono, que inicia hoje, deverá também ser marcado por elevado volume de chuvas

Estação, considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, segue até 21 de junho

20 de março de 2019
Outono no Hemisfério Sul começa às 18h58min desta quarta-feira e termina às 12h54min do dia 21 de junho (Foto: Agência Brasil)

O outono no Hemisfério Sul começa às 18h58min desta quarta-feira (20) e termina às 12h54min do dia 21 de junho. É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Neste ano, sob a influência do fenômeno El Niño, que tende a se intensificar ao longo da estação, a tendência é que tenhamos um outono com temperaturas próximas da média histórica, mas com índices de chuva muito acima da média, apesar de que boa parte do mês de abril não apresentará grandes acumulados pluviométricos. A probabilidade de chuvas mais constantes é para os meses de maio e junho, com risco de cheias nos rios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta que a probabilidade de o fenômeno El Niño atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

O prognóstico climático para o outono indica que as chuvas ficarão acima da média em toda região Sul, principalmente sobre a parte Oeste. É importante destacar que existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no Sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e consequente precipitação nesta área.

Aliado a esta situação, tem-se o aquecimento do Oceano Pacífico, caracterizando um El Niño de fraca intensidade que pode acentuar as temperaturas na região nos próximos meses, concordando com a previsão de temperaturas acima da média no outono. Contudo, esta previsão não elimina a possibilidade de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

É durante esta estação que se observam as primeiras formações de fenômenos adversos, tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul; e friagem no Sul da região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no Sul de Goiás.

Fonte: Rádio Alto Uruguai (com informações da MetSul Meteorologia)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados