Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Oposição vence eleição para cacicado na Terra Indígena Guarita

3 de abril de 2018

O domingo foi de movimentação na Terra Indígena Guarita, para escolha do novo cacicado do território. A eleição teve sete chapas inscritas em seu início, mas apenas duas, ao final, concorreram na eleição de ontem. Votaram indígenas com idade acima de 16 anos e com documento de identidade, no horário compreendido entre 8h e 17h.

 

Com apenas 39 votos de diferença, foi eleito para Cacique da Reserva Indígena o candidato da Chapa 1, representado pela bandeira laranja, Carlinhos Alfaiate, que representava a oposição ao grupo que liderava o território até o final de 2017. O vice será Vanderlei Ribeiro. A eleição ocorreu através de urnas que foram disponibilizadas para votação em 11 setores da reserva.

 

Carlinhos Alfaiate obteve 1.494 votos, sendo que o candidato derrotado, representando a Chapa 7 (bandeira de cor roxa), Vilmar Sales, recebeu 1.455 votos.

 

O resultado final da eleição foi conhecido no início da madrugada desta segunda-feira, após a contagem dos votos realizada na sede do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Três Passos, em função de medida de segurança. A apuração teve acompanhamento do Ministério Público Federal – Procuradoria da República de Palmeira das Missões.

 

Para manter a tranquilidade no processo eleitoral e dar suporte à comissão eleitoral a Brigada Militar, através da coordenação do 7º BPM, realizou uma operação especial de segurança – Operação Avante Barão Guarita, desde quinta-feira, que contou ainda com o reforço do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria e do Batalhão Aéreo da BM, com o uso de um helicóptero que sobrevoou nestes últimos dias o espaço aéreo compreendido pela reserva indígena e municípios vizinhos.

 

Rádio Alto Uruguai / Fotos: Rádio Planeta FM

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados