Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Números atualizados referentes à dengue em Três Passos

População deve estar atenta para combater qualquer foco de água parada onde o mosquito transmissor possa se desenvolver

11 de maio de 2022
Agentes de endemias realizam trabalho diário de fiscalização (Foto: Arquivo)

O Rio Grande do Sul contabilizou quase o triplo de casos confirmados de dengue neste ano em relação ao mesmo período de 2021. É o que aponta o levantamento parcial de dados divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde até parte da semana epidemiológica 18, que vai até 5 de maio. Conforme essas informações, o Estado teve 19.159 confirmações em 2022, sendo que em 2021, no mesmo intervalo, eram 6.474.

Os dados são parciais, porque houve uma falha no sistema do Ministério da Saúde, que é onde os casos são contabilizados. Em razão disso, não houve o fechamento da semana epidemiológica 18 (que seria no dia 6 de maio). A SES aguarda a normalização nos próximos dias para realizar um comparativo com os casos que faltam.

Para Cátia Favreto, especialista em saúde responsável pelo programa das Arboviroses do Rio Grande do Sul, apesar de parciais, os resultados já mostram que houve um pico de casos na semana 12, que foi de 20 a 26 de março desse ano. No entanto, ainda não é possível afirmar que os casos estejam caindo.

Para Favreto, o aumento dos casos está relacionado com a pandemia, que pode ter feito com que as pessoas reduzissem os cuidados com água parada. Apesar disso, a enfermeira acredita que os registros possam cair no próximo mês. Isso ocorre porque se trata de uma doença sazonal, que geralmente tem mais casos de dezembro a maio. Com a chegada das temperaturas mais baixas é esperado que o mosquito Aedes aegypt se prolifere menos devido ao frio.

Números da dengue em Três Passos
Em Três Passos, de acordo com números atualizados nesta terça-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde, são 24 casos confirmados de dengue este ano. 30 exames ainda aguardam resultado laboratorial e 41 exames deram negativo para a doença.

Os exames coletados pelo município são encaminhados ao Lacen-RS. Porém, como o laboratório informou que há uma maior demora na apresentação dos resultados em razão do grande número de testes sendo encaminhados ao órgão por todo o Estado, alguns testes foram encaminhados para laboratórios particulares, do município ou da região, agilizando a detecção.

Com relação à Covid-19, Três Passos está com casos ativos ou suspeitos zerados, desde a última quinta-feira.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados