Novos casos reforçam importância para a vacinação contra o sarampo neste sábado – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Novos casos reforçam importância para a vacinação contra o sarampo neste sábado

Postos de saúde abrem as portas na região para vacinação de crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos. Confira o horário de atendimento em algumas cidades.

18 de outubro de 2019
Pais ou responsáveis devem levar junto a caderneta de vacinação da criança. (Foto: Divulgação/SES)

Este sábado (19) será o Dia D de vacinação contra o sarampo em todo o país para crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos. A orientação da Secretaria da Saúde (SES) e Ministério da Saúde é que todas as mais de 1,8 mil salas de vacinas estejam abertas extraordinariamente neste dia para a imunização. A vacinação é a forma mais eficaz de se proteger da doença, que neste ano já teve 17 casos confirmados no RS, dois deles nesta semana.

O público-alvo da campanha deve ser levado, preferencialmente, com a carteirinha de vacinação e o cartão SUS para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. O quantitativo de Unidades Básicas (UBS) abertas neste sábado e os seus horários de atendimento serão definidos pelos municípios, a quem cabe a gestão dos serviços.

A campanha é seletiva, o que significa que não há a necessidade da imunização de todas as crianças. A estratégia tem por objetivo resgatar aquelas não vacinadas ou que estejam com alguma dose em atraso. Assim, o profissional de saúde poderá ver se há alguma dose para receber e orientar a pessoa. A campanha foi aberta no dia 5 deste mês e vai até a sexta-feira da próxima semana (dia 25).

Horários de atendimento neste sábado em cidades da região:

– Crissiumal: o Posto Central de Saúde estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia;

– Humaitá: das 8h30min às 12h e das 13h às 17h na Unidade Básica de Saúde;

– Nova Candelária: das 8h às 11h30min (apenas de manhã) na Unidade Básica de Saúde;

– Sede Nova: das 8h às 12h e das 13h às 17h na Unidade Básica de Saúde;

– São Martinho: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na Unidade Básica de Saúde;

– Três Passos: das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia) todas as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo.

Casos no RS e Brasil

Somente nos últimos 90 dias, o país teve mais de 6,6 mil casos de sarampo confirmados. Até o momento, 97% dos casos estão concentrados em São Paulo, mas a doença já teve registros em outros 19 estados. Entre eles está o Rio Grande do Sul, que nesta semana teve a confirmação laboratorial de mais dois casos, aumentando para 17 o número já registrado no ano. Os dois novos foram em residentes de Gravataí (feminino, 5 meses de idade) e Porto Alegre (masculino, 23 anos).

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados