Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Novo foco de incêndio é contido em lavoura na localidade de Indústrias Frizzo, em Humaitá

É o mesmo local que na noite desta quarta-feira (19) havia sido atingido por um incêndio

20 de janeiro de 2022
Equipes se mobilizaram novamente na manhã desta quinta-feira (20). (Fotos: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Equipes se mobilizaram novamente na manhã desta quinta-feira (20) na localidade de Indústrias Frizzo, no interior de Humaitá, onde outro foco de incêndio foi registrado em uma área de resteva de milho, local que também já recebeu o plantio da soja, com plantas recém-germinadas. É o mesmo local que na noite desta quarta-feira (19) havia sido atingido por um incêndio.

Por volta das 9h30 desta quinta, moradores perceberam que o fogo novamente atingia a área e prontamente começaram o trabalho de contenção das chamas. Por volta de 10h30, o fogo já estava totalmente controlado. Ainda assim, caminhões-pipa faziam o rescaldo.

Muitos moradores da localidade e voluntários se mobilizaram para que o fogo não se alastrasse, inclusive movimentando maquinário agrícola até o local. Uma das técnicas utilizadas é o aceiro, que consiste em revirar a terra em torno do foco, evitando que o fogo se alastre.

Com o incêndio desta manhã, a área devastada pelo fogo na lavoura chegou a 1,5 hectare; na noite anterior, cerca de meio hectare havia sido queimado. Nesta área em que há resteva de milho, os sabugos e as palhas da planta continuam muito aquecidos, em forma de brasa. Com a ocorrência de vento na área, o risco de novas fagulhas serem acendidas é muito grande. Por isso, os moradores terão de seguir vigilantes nas próximas horas.

Os caminhões que são mobilizados para ajudar no combate aos incêndios são os mesmos veículos que estão trabalhando nos últimos dias para levar água às comunidades rurais, onde a escassez hídrica atinge as famílias e a criação pecuária, em uma estiagem prolongada que causa enormes prejuízos aos municípios.

 

(Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Confira mais imagens do incêndio:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados