Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Música de três-passenses concorre na fase latinoamericana do Musicanto em Santa Rosa

Música "Elas", composição que teve a autoria de três-passenses, será defendida nesta sexta-feira, na voz da cantora Loma

27 de novembro de 2020
Músicas da região Fronteira Noroeste foram destaque na primeira noite do Musicanto (Fotos: Reprodução)

O Musicanto Sul-Americano de Nativismo começou nesta quinta-feira (26) e prossegue até sábado (28), em Santa Rosa. A edição tem formato on-line, com transmissão pelo canal do YouTube e página no Facebook da Fenasoja 2022, que promove o evento.

São 34 músicas na disputa, oriundas de seis estados brasileiros e do Uruguai. As apresentações ocorrem no Centro Cívico e Cultura da cidade, com a presença dos músicos, comissão organizadora, imprensa e jurados.

Na primeira noite de disputa, dez composições, oriundas da região Fronteira Noroeste, se apresentaram, na fase eliminatória local. Duas delas foram classificadas pelos jurados para a fase geral: Avoengo, um chamamé, composição de Augusto Wawginiak e Josemar Busanello, representando Porto Lucena e Cândido Godói; e a composição “Nos Segredos do Meu Pala”, um bolero canção de Marcos Alves, Jackson Guanaco De Ley, Julles De Ley e Djenaro de Ley, música que representa Santa Rosa.

Música “Elas”, composição de três-passenses, será defendida nesta sexta-feira na voz de Loma

E é justamente na fase geral do Musicanto (Musicanto Latinoamericano) que estará disputando uma composição que tem autoria de três-passenses. O maracatu “Elas” é uma composição de Mauro Araujo Podolak (Polaco), Roberto Bordini (Baleia) e Thays Bordini, ambos de Três Passos, com participação ainda de Edu Natureza, de Porto Alegre.

A música retrata um dos temas mais debatidos e em evidência na atualidade: a luta pela afirmação das mulheres na sociedade, na busca por igualdade, justiça social e respeito.

A composição “Elas” será defendida hoje à noite: a interpretação será de Loma, uma das mais respeitadas vozes da música no RS. No violão, Matheus Alves; no acordeon: Paulinho Goulart; no baixo: Miguel Tejera; na flauta: Texo Cabral; percussionistas: Bruno Coelho e Mauro Podolak.

As 24 apresentações previstas para esta sexta-feira iniciam às 20 horas. A grande final do Musicanto será no sábado à noite, também a partir das 20 horas.

As premiações vão para o primeiro, segundo e terceiro lugares, música instrumental, melhor intérprete, instrumentista, arranjo e letra, além da canção popular, que será eleita através de votação no site da Fenasoja.

Elas
Quem são elas, justo elas
Lutando contra toda opressão
Elas são negras, são brancas,
amarelas
A cada pele a luta tem seu
próprio tom

São essas mulheres lutadoras
Que nos repetem a mesma lição
O justo só existe na igualdade
E a igualdade é o abrir do
coração

Vive todo amor na intensidade
Sendo mesmo amor nunca faz
mal
Mostra que é vã toda verdade
Se o amor não possa ser plural

O amor não veste sempre rosa
E não veste nunca só azul
Faz a vida naquilo que goza
De onde quer que venha toda
luz

Quando eu penso mesmo
masculino
Não dispenso nunca o feminino
Se o meu cantar se faz menino
Menina é a mina é sua tradução

Salve elas!

OUÇA A MÚSICA “ELAS”

Ficha técnica:

Intérprete: Loma
Acordeon: Paulinho Goulart
Baixo: Miguel Tejera
Flauta: Texo Cabral
Percussão: Bruno Coelho
Percussão: Mauro Podolak
Violão: Matheus Alves

 

O público pode ajudar a escolher a música mais popular do Musicanto 2020. Basta acessar o link abaixo e votar na sua música preferida:

MÚSICA MAIS POPULAR – MUSICANTO 2020

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados