Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Municípios da região Celeiro decidem não retomar aulas presenciais na próxima semana

Decisão foi tomada por unanimidade na manhã desta sexta-feira (16) durante assembleia virtual. Nova reunião para tratar do assunto acontece em até 30 dias

16 de outubro de 2020

Os 21 municípios da região Celeiro, por unanimidade, decidiram não retornar às atividades escolares presenciais nas redes municipal e estadual de ensino neste momento. A decisão foi tomada durante assembleia da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) realizada por videoconferência na manhã desta sexta-feira (16).

Ficou decidido que os Municípios se reunirão novamente, em até 30 dias, juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação, para deliberar sobre os protocolos a serem seguidos pelos pais, alunos e servidores, logísticas de acesso, fluxos e transporte e adequação às medidas sanitárias necessárias ao retorno gradual das atividades escolares.

A Amuceleiro ainda recomendou que os decretos municipais venham acompanhados de parecer dos Centros de Operação de Emergências (COEs) municipais, tendo em vista que cabe ao Município estabelecer as regras de funcionamento dos espaços públicos e privados em seu território.

O posicionamento da Amuceleiro está em alinhamento à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que orientou a não retomada das atividades escolares presenciais enquanto não houver segurança para toda a comunidade escolar.

O Governo do Estado anunciou nesta semana a retomada as aulas na rede estadual a partir da próxima terça-feira (20) com os ensinos Médio e Técnico. No entanto, a decisão final sobre o retorno – tanto na rede municipal, como estadual – é dos prefeitos.

Os municípios podem ser mais restritivos que o Estado, mantendo as aulas suspensas até o final do ano. O governador Eduardo Leite estabeleceu, porém, que os municípios que não retornarem com as aulas presenciais, não poderão voltar com atividades culturais e eventos.

No Rio Grande do Sul, aulas de instituições particulares, municipais e federais de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico estão permitidas desde 21 de setembro. O retorno do Ensino Médio e Técnico da rede estadual está liberado a partir de terça, dia 20; para os anos finais do Ensino Fundamental no dia 28 de outubro; e aos anos iniciais, a partir de 12 de novembro.

Confira, abaixo, a nota oficial publicada pela Amuceleiro:

Nota da Amuceleiro.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados