Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Município de Tenente Portela já registra 270 famílias sem água por conta da estiagem

Segundo decreto de emergência da prefeitura em 2020 foi reconhecido pela União

19 de novembro de 2020
Famílias que estão na zona rural estão recebendo água por caminhões-pipa. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Tenente Portela)

O município também começou a ter, novamente, dificuldades para o fornecimento de água para os animais, e auxilia cerca de 30 famílias com esse problema. Nas lavouras, a prefeitura calcula que a safra de milho tenha uma perda de mais de 60%. A soja foi plantada, mas, sem a volta da chuva, deve igualmente registrar prejuízo.

O prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, afirma que a estiagem esteve presente durante todo o ano de 2020. “Passamos o ano todo perfurando poços artesianos, abrindo bebedouros e buscando alternativas para auxiliar a população. Entre maio e junho, a chuva veio e aliviou o problema, mas nunca parou a demanda por água no município”, afirmou.

Outra preocupação envolve a área urbana que segue com o abastecimento por meio do transporte de água feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Conforme a prefeitura, a companhia entrega 60 mil litros de água por dia. Em reunião marcada para esta quinta-feira (19), o Executivo municipal solicitará uma segunda caixa de água e a viabilidade da construção de uma estação de tratamento, dada a dificuldade para localizar água nos poços artesianos.

A Defesa Civil Estadual divulgou nesta quarta-feira (18) que 48 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por conta da falta de chuva. Do total, cinco tiveram o decreto homologado e quatro já foram reconhecidos pela União.

Fonte: Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados