Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Município de Tenente Portela edita novo decreto e também adota barreiras sanitárias

Grupo de empresários protestou, com carreata pelo centro da cidade, demonstrando insatisfação com o novo decreto editado pelo governo do Estado

2 de abril de 2020
Município de Tenente Portela também adota novas medidas (Foto: Prefeitura de Tenente Portela / Divulgação)

O Município de Tenente Portela publicou, na noite de quarta-feira (1º), o Decreto Executivo nº 94, adotando na integralidade o decreto estadual emitido também ontem, pelo governo Eduardo Leite.

O decreto em Tenente Portela determina o fechamento, em caráter excepcional e temporário, dos estabelecimentos, incluindo lojas e centros comerciais, entre outros, que impliquem atendimento ao público.

As exceções, ou seja, que podem seguir trabalhando, são: serviços de tele-entrega e modelo take away (quando o cliente vai até o estabelecimento para retirar a compra), desde que sem aglomeração de pessoas; estabelecimentos industriais de qualquer tipo, inclusive de construção civil, estão permitidos, com proibição de atendimento ao público em aglomeração ou grande fluxo de clientes; estabelecimentos comerciais que forneçam insumos às atividades essenciais; estabelecimentos que prestam serviços não essenciais, mas que não atendem ao público (todos os empreendimentos comerciais que, por sua atividade, não atendam ao público); além de todos os estabelecimentos que desempenham atividades consideradas essenciais, tais como supermercados, farmácias, padarias, fruteiras, em um total de 37 tipos de atividades ligadas a áreas de saúde e segurança da população.

Restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos que prestam serviços considerados essenciais ficam obrigados a respeitar medidas de higiene, a adotarem regime de revezamento de turnos e alterações de jornadas e a fazer uso de senhas ou outro sistema para evitar filas e aglomeração de pessoas, entre outras medidas elencadas na normativa.

Os estabelecimentos que prestam serviços essenciais devem ter horários ou setores exclusivos para o atendimento de pessoas que pertencem ao grupo de risco (idade superior ou igual a 60 anos ou que tenham comorbidades).

Barreiras sanitárias a partir desta quinta-feira

Outra medida que Tenente Portela adotou e que está iniciando nesta quinta-feira (02), é a implantação de barreiras sanitárias nos principais acessos ao município. O objetivo é a realização de uma triagem, com avaliação de todas as pessoas que ingressam no município, no período das 7h às 19 horas.

Conforme a secretária de Saúde e Saneamento de Tenente Portela, Micheli Vargas, os profissionais que estarão nesta ação irão abordar os veículos e pessoas, fazendo questionamentos quanto à saúde de cada um, se possuem sintomas semelhantes ao Covid-19 e repassando as orientações necessárias. Os acessos secundários a Tenente Portela estão bloqueados a partir de hoje.

Setor empresarial protesta

Ontem, um grupo de empresários realizou uma carreata pelo centro de Tenente Portela, em protesto ao novo decreto editado pelo governo do Estado, que suspende uma série de atividades comerciais. O grupo foi recebido pelo prefeito, Clairton Carboni, e sua equipe, no centro administrativo municipal. Na conversa, o prefeito expôs as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura no combate ao coronavírus e disse que compreende e respeita a angústia e a insatisfação do setor produtivo local.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados