Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Município de São Martinho comemora aniversário de 56 anos de emancipação

Nesta quarta-feira, dia 27, é feriado municipal em São Martinho. Festa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais marca as comemorações.

27 de novembro de 2019
(Foto: Aquivo/Divulgação)

O município de São Martinho comemora nesta quarta-feira, dia 27, o aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa. Por isso, é feriado municipal naquela que também é conhecida como “Cidade das Flores”. A emancipação ocorreu em um dia como este do ano de 1963, após a realização de plebiscito. O município foi criado a partir da Lei Estadual Nº 461 assinada pelo então governador Ildo Meneghetti.

A denominação atual se originou do padroeiro São Martinho, um bispo da Igreja Católica que viveu na França. Segundo estimativa projetada pelo IBGE, a população do município é de aproximadamente 5.426 moradores. O município integra a região Celeiro e possui área aproximada de 171 Km².

Festa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais está incluída na programação

Juntamente com o aniversário do município, acontece nesta quarta-feira a festa anual do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Martinho. A programação iniciou às 9h, com missa de ação de graças na igreja matriz. Pela manhã, pronunciamentos das autoridades e palestra motivacional. Ao meio-dia, almoço. À tarde, reunião dançante animada pela Banda Cosmo Express de Iraí. Nesta tarde também é feita a divulgação dos vencedores no concurso fotográfico “Conhecendo as Belezas Naturais e Resgatando a História do nosso Município”.

Ainda nesta quarta-feira, às 19h, será celebrada uma missa na gruta de Nossa Senhora das Graças, às margens da ERS 210. Nesta quarta-feira, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora das Graças. Solicita-se que os participantes levem cadeiras. Em caso de chuva a missa será na igreja matriz.

História do município

Os primeiros registros históricos datam de 1920, quando as primeiras famílias luso-brasileiras se instalaram na região e passaram a conviver com os caboclos que estavam no local. O histórico que consta no site da prefeitura conta que aos poucos os caboclos deixaram o território, alguns abandonaram as terras e outros acabaram expulsos.

Em meados de 1935, o lugar se tornou conhecido quando foi concluído o “estradão” que liga São Martinho e Boa Vista do Buricá. Entre 1939 e 1940, grande número de colonos começaram a se instalar no município, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar.

Dentre os líderes emancipacionistas, destaque para o padre Antônio Michels, Eugênio Antônio Anton, Arnoldo Reimann, Erno Pauvels, João Perussato, Holdemar Irber, José Osvaldo de Souza, Arnaldo Tonelotto, Júlio Carlos Hammes, Pedro Ervino Thomas, Asyr José Licks, Valentin Klein, Arthur Rodrigues da Silv, Roberto Irber, Luiz José Konzen, Jacó Ermindo Hartmann, Ricardo Lorenz e Alfredo Pahin.

A primeira administração foi instalada em 30 de março de 1964 tendo como prefeito Geert Lorenz, vice-prefeito Otto Alberto Wachter e vereadores Júlio Carlos Hammes, Asyr José Licks, Cassildo José Flach, José Ervino Dobler, Sílvio Schwaab, Laudelino Rodrigues da Silva e Osório Lopes do Nascimento.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados