Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Município de Redentora decreta situação de emergência devido à estiagem

Até nesta terça-feira, 231 municípios gaúchos haviam publicado decreto de situação de emergência.

1 de abril de 2020
Prefeito de Redentora assinou decreto após reunião em seu gabinete. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Redentora)

O prefeito de Redentora, Nilson Paulo Costa, decretou situação de emergência devido à estiagem que afeta o município. O decreto foi assinado após reunião realizada nesta terça-feira (31) no gabinete do prefeito com a presença do coordenador regional da Defesa Civil do estado, major Alexandre Moreira Pereira. O decreto, já em vigor, tem validade por 180 dias.

Conforme boletim divulgado nesta terça pela Defesa Civil Estadual, 231 municípios gaúchos já publicaram decreto de situação de emergência por causa da estiagem. O número corresponde a 46% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento, 103 cidades tiveram sua situação reconhecida pela União, o que abre a possibilidade de se receber ajuda federal. Esse auxílio ainda é aguardado e não recebeu posição do Ministério da Agricultura.

O presidente da Emater-RS/Ascar, Geraldo Sandri, concedeu entrevista na manhã desta terça ao Sistema Alto Uruguai de Comunicação (clique aqui e saiba mais) em que deu um panorama da estiagem no estado. Segundo ele, as regiões de Soledade, Rio Pardo, Pantano Grande até Camaquã, são as mais afetadas configurando-se na região Centro/Sul.

A região Norte também apresenta perdas consideráveis, conforme Sandri, mas com relatos de produtores que ainda assim estão colhendo 60 sacas por hectare, o que é considerado bem razoável em virtude da seca para este ano. Por outro lado, o presidente da Emater enfatiza que, mesmo na região Norte, tem produtores colhendo apenas 10 a 20 sacas por hectare.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados