Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Missas marcam a reabertura da Catedral de Frederico Westphalen

Neste domingo (27), duas missas celebraram a reabertura da catedral após mais de dois anos fechada para reforma

28 de setembro de 2020
(Fotos: Fernando Quadros/Suzana Busanello/Folha do Noroeste)

Após dois anos, dois meses e dois dias de reforma, a Catedral Santo Antonio de Frederico Westphalen abriu suas portas para toda a comunidade. Na manhã deste domingo (27), a primeira missa, que iniciou às 9h, foi realizada com a comunidade frederiquense para simbolizar a reabertura da catedral, com quatro padres presentes e o bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller.

Nesta ocasião, foi permitida a entrada de até 250 pessoas, a fim de respeitar os cuidados do distanciamento social, além de profissionais da saúde que mediram a temperatura de cada participante. Na santa missa de pré-inauguração foi realizada a benção do Ambão, do Sacrário e da Cátedra Episcopal e também comemorado o aniversário de 60 anos da Catedral Santo Antonio.

A segunda missa teve início às 18h30 com a benção das Estalas do Capítulo dos Cônegos e Posse por parte das Estalas e das Dignidades. Após as bênçãos, a santa missa foi presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres da diocese. Estiveram presentes os representantes das Paróquias, Reitoria, Comunidades de Vida, CRV e também autoridades locais de Frederico Westphalen.

Da mesma forma como na primeira celebração, a segunda foi realizada com todos os cuidados e respeitando os protocolos de saúde, com medição de temperatura e o uso de álcool em gel, além do distanciamento, respeitando o limite de 250 pessoas presentes.

A partir desta segunda-feira (28), todas as missas, tanto das 7h30, quanto das 18h, serão celebradas na Catedral Santo Antonio para toda a comunidade.

(Fotos: Fernando Quadros/Suzana Busanello/Folha do Noroeste)

Na reforma de modernização da catedral foi aplicada grande soma de recursos, doações feitas pela população, através de campanha destinada para esta finalidade. O projeto incluiu restauração, pintura externa, conserto do relógio (máquina e iluminação), automatização do sino, impermeabilização do telhado, climatização e troca das cadeiras no Cine Floresta, reforma e pintura da cripta, climatização da catedral, restaurações da pintura interna, restauração e incremento da arquitetura sacra, reabertura das portas que dão acesso lateral, substituição dos bancos, instalação de energia solar e construção de estacionamento na lateral da igreja.

O prédio foi inaugurado no dia 30 de janeiro de 1960, após quase dez anos de trabalho, com envolvimento direto dos primeiros moradores, a maioria pequenos agricultores. Há 15 anos, a catedral também passou por reforma e, posteriormente, recebeu uma pintura nova.

Fonte: Folha do Noroeste e Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados