Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, análises laboratoriais são ferramentas de apoio ao diagnóstico, porém, não é a única forma de se ter uma confirmação
A reportagem da Rádio Alto Uruguai recebeu no começo da tarde desta quinta-feira (14), uma resposta oficial por parte da Secretaria Estadual de Saúde, referente à morte da idosa de 80 anos, residente em Esperança do Sul, ter sido computada como positiva para Covid-19, mesmo com o laudo oficial do Lacen/RS apresentando resultado negativo para a doença.
A secretaria afirmou que “neste caso específico, a pessoa tinha sintomas compatíveis e contato próximo com pessoas com exame positivo. Situações assim são previstas como positivas por critério clinico-epidemiológico, seguindo todos os padrões em vigilância previstos”.
Ao final da justificativa, a Secretaria de Saúde do RS esclarece “que o referido caso foi confirmado para Covid-19, apesar do resultado negativo do exame.”
Ainda segundo a secretaria, análises laboratoriais são ferramentas de apoio ao diagnóstico, porém, não são as únicas formas de se ter uma confirmação.
O município de Esperança do Sul realizou outros dois testes na idosa, antes de sua internação no Hospital de Caridade de Três Passos, nos dias 4 e 7 de maio, e ambos deram resultado negativo para Covid-19.
Confira a resposta exclusiva dada pela Secretaria de Saúde do RS à reportagem da Rádio Alto Uruguai: