Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Médico três-passense relata momento crítico vivenciado pelo setor hospitalar em Porto Alegre

Pneumologista, Vilmar Fontanive Jr. traz informações importantes e expõe o momento mais crítico de enfrentamento à pandemia no RS

27 de fevereiro de 2021
Como profissional da saúde, Vilmar recebeu dose da vacina contra o coronavírus (Foto: Arquivo pessoal)

A reportagem da Rádio Alto Uruguai manteve contato via WhatsApp, nesta sexta-feira (26), com o médico pneumologista, Vilmar Fontanive Júnior. Ele é natural de Três Passos e atua profissionalmente no Hospital São Lucas, da PUC-RS, em Porto Alegre.

A partir de questionamentos formulados pela reportagem, o médico relata os momentos dramáticos que estão sendo vivenciados na rede hospitalar da capital gaúcha, refletindo o pior momento no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em todo o Estado, desde março de 2020.

Segundo Vilmar, cresceu muito o número de pessoas mais jovens procurando o serviço hospitalar. “Idades entre 20 e 30 anos, alguns com 40 anos, mostrando-se um quadro diferente do que vínhamos observando nos meses anteriores, quando eram pessoas mais idosas, com comorbidades”.

As UTIs estão cada vez mais lotadas, muitas necessitando de ampliação, e já há fila de pacientes aguardando vaga em leitos de tratamento intensivo.

Autoridades e profissionais da saúde alertam que o Estado está enfrentado uma explosão de internações nos últimos dias, provocando medo e insegurança em pacientes e em profissionais de unidades de atendimento.

Em municípios como Porto Alegre, se fala em um iminente colapso nos hospitais e demais instituições de saúde devido à velocidade das contaminações e do agravamento da doença. Na fila por uma vaga em UTI, pessoas infectadas pela covid-19 relatam temor, exaustão e falta de perspectiva para o tratamento de urgência.

Ouça o depoimento do médico três-passense, a partir das questões formuladas pela reportagem da Rádio Alto Uruguai:

– Vilmar, relate-nos como têm sido os últimos dias no trabalho como médico, junto a um dos hospitais de Porto Alegre, cidade que vive um aumento muito acentuado de casos positivos de Covid, internações e óbitos.

– As novas cepas e variantes de contaminações da Covid-19 possuem ligação com o aumento de casos e de internações neste momento da pandemia?

– Como você avalia a tomada de decisão do governo estadual, em decretar bandeira preta em todo o RS a partir deste sábado?

– Qual o recado que você deixa para a comunidade regional, neste que se apresenta como o momento mais grave de enfrentamento à pandemia de coronavírus?

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados