Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Médica dá informações sobre uso e higienização das máscaras faciais

Aline Ávila é especialista em saúde da família e possui mestrado em epidemiologia. A médica integra o quadro da Secretaria de Saúde de Três Passos

29 de abril de 2020
Médica, Aline Ávila (Foto: Reprodução)

A Rádio Alto Uruguai 92,5 FM entrevistou na manhã desta quarta-feira (29), a médica epidemiologista, Aline Ávila, que integra a equipe Sentinela e o quadro da Secretaria de Saúde de Três Passos.

A profissional trouxe informações importantes à comunidade sobre o uso correto, conservação e higienização das máscaras faciais, uso correto de luvas, entre outros pontos sobre cuidados sanitários e de higiene, que são importantes para que as pessoas possam observar e executar da melhor maneira, neste período de cuidados redobrados no combate ao novo coronavírus.

Aline enfatizou, na abertura da sua participação, uma orientação importante: “Quanto mais as pessoas usarem máscara, mais elas vão estar protegidas e protegerão os outros”, destacou. Ainda trouxe um dado relevante, referente a um estudo que aponta que uma pessoa infectada correndo na rua, consegue espalhar o vírus da Covid-19 por até dez metros. Então a orientação e, agora, determinação por decreto municipal, é de que as pessoas ao saírem de casa já estejam utilizando a máscara. Aline reforçou ainda que existe a infecção assintomática, ou seja, as pessoas podem ter a Covid-19 e não saber.

Como usar e higienizar corretamente a máscara
A Dra. Aline reportou que tem visto muito as pessoas usarem a máscara no queixo. Ela destaca que o uso incorreto da máscara, como usá-la no queixo, tapando somente a boca, não protege ninguém. A médica fez uma explicação especial sobre isso. “Se a máscara está ali para servir de barreira contra gotículas contaminadas, que poderiam entrar no nariz ou na boca, isso quer dizer que a gente pressupõe que a parte externa da máscara esteja contaminada. Se as pessoas ficarem o tempo todo colocando a mão, arrumando, ajeitando, as pessoas estarão contaminando as suas mãos. E aí ao levarem a mão aos olhos, boca e nariz estão sujeitas a contaminação”. O uso correto da máscara é tapando totalmente a boca e o nariz.

Depois que a pessoa colocar a máscara tapando nariz e a boca, ela não deve mais removê-la. Quando for retirar, deve fazer pelo elástico que segura a máscara atrás das orelhas.

Outra orientação importante: assim que a máscara for removida, se ela for descartável, deve ser jogada imediatamente no lixo. Se for reutilizável, deve imediatamente ir para o local de lavagem da mesma. Aline explica que se as pessoas não fizerem isso e colocarem a máscara sobre um móvel, como a mesa, elas estarão contaminando aquela superfície.

As mascaras reutilizáveis podem ser lavadas com qualquer tipo de sabão, seja ele em barra ou em pó, com água em abundância. Logo após, a máscara deve ir ao varal para secar no sol e pode ser passada a ferro, se o tecido for passável. Uma dica que ajudará na desinfecção é utilizar gotinhas de água sanitária durante a lavagem.

É fundamental, além do uso da máscara, a higienização correta das mãos. Usar água e sabão em abundância, não esquecendo debaixo das unhas e entre os dedos. Quando as pessoas estiverem fora de suas casas, recomenda-se a utilização do álcool em gel 70%.

Sobre a utilização de luvas, a médica Aline ponderou que essa atitude ajuda na prevenção, mas as pessoas em hipótese alguma devem levar a mão com a luva ao rosto, passando por boca, nariz ou mesmo coçar os olhos. A luva deve ser descartável e não é um item obrigatório no município de Três Passos.

Aline também apresentou um dado muito interessante. Segundo ela, um estudo apontou que se duas pessoas estiverem sem máscara, o risco de contaminação é muito mais alto, se comparado a outras duas pessoas que estiverem ambas usando máscara.

Em média, o uso da mascará reutilizável de tecido é de duas horas. Após, ela deve ser trocada, já que além da contaminação externa, ela vai ficando úmida com as gotículas da nossa respiração. Essa umidade é um risco, pois facilita que o vírus que está na parte externa possa entrar na máscara da pessoa que a está usando.

Ao final da entrevista, a médica fez apelo para que as pessoas fiquem em casa, e destacou que se não há nenhum caso de coronavírus em Três Passos, muito se deve à observância, por parte das pessoas, das normas estabelecidas pelos órgãos de saúde. E ainda reforçou para que as pessoas, além dos cuidados com o coronavírus, também deem uma atenção especial à dengue, revisando seus pátios e não deixando água acumulada, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

OUÇA A ENTREVISTA, NA ÍNTEGRA:

APRENDA COMO FAZER UMA MÁSCARA:

No vídeo abaixo (produzido pela Prefeitura de Três Passos), é possível aprender a fazer uma máscara usando materiais simples: um pedaço de TNT e dois elásticos de cabelo ou borracha de dinheiro.

Quem ensina é a médica, Aline Ávila.

Mas atenção: o uso da máscara não dispensa a importância da lavagem correta das mãos. E o distanciamento social continua sendo uma recomendação.

FAÇA VOCÊ MESMO!

😷No vídeo abaixo, é possível aprender a fazer uma máscara usando materiais simples: um pedaço de TNT e dois elásticos de cabelo ou borracha de dinheiro.😄Quem ensina é a médica da Prefeitura Municipal de Três Passos, Aline Ávila , que é especialista em Saúde da Família e mestre em Epidemiologia.⚠️Mas atenção: o uso da máscara não dispensa a importância da lavagem correta das mãos. E o distanciamento social continua sendo uma recomendação.

Posted by Prefeitura Municipal de Três Passos on Wednesday, April 22, 2020

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados